sábado, 19 de dezembro de 2009

Stress /Stress /Stress /Stress



Stress. Bom? Mau?
O stress é considerado responsável por todas as coisas negativas que nos acontecem:
-Dói-me a cabeça
-Tenho problemas de estômago
-Cai-me cabelo
-Estou a perder (ou a aumentar) peso
-Ando deprimido/a
-Não dou rendimento no trabalho
Ele é considerado como mau e cremos que é necessário afastá-lo das nossas vidas.  Será?
Ultimamente verificou-se mesmo que a vida sem stress seria aborrecida; não havia desenvolvimento
pessoal... Seria uma monotomia. O stress ,sem exagero,  é um estímulo,o sal das nossas vidas.
Tudo depende da estrutura psicológica do sujeito e da sua reação aos estímulos. Vejamos.Um casal :
ele gosta muito de música em tom alto. Ela detesta. Nele o stress não é despertado. Nela dispara.
Mas , sabemos bem os problemas associados ao estado de tensão:  Cardiovasculares,  respiratórios,
gastrointestinais, dermatológicos, sexuais, psicopatológicos... Um nunca acabar...
Vem o stress a propósito dos dias de pré festa que se aproximam. Ele, o nosso amigo stress está em todo o lado... " o que se compra para o tio , prá tia, pró primo, prá Lili, pró Tó... E o perú, e os sonhos,
o bolo rei... " E grita-se. Discute-se.Pragueja-se.... Ai . Ai. O meu coração. A minha cabeça.Raios. Que
vida!
E se conseguissemos ter calma? O método. A ordem. As prioridades.Disciplina.
Vamos viver o Natal como se tivessemos todo o tempo do mundo para sermos felizes.
Não é uma óptima ideia?



~_
-

Sem comentários: