Hoje, na biblioteca do Palácio Galveias, fui atraida por este livro cuja leitura penso ser imprescindível para todos os que, como eu, pensam que é possível envelhecer com qualidade (porque não dizer "alegremente") ?
Vejamos: A coordenação desta obra deve-se a Belina Nunes. Este nome é desconhecido para muitos de nós. Trata-se duma neurologista muito conhecida no meio da saúde mental. Assistente graduada de Neurogia do Hospital Pedro Hispano, Unidade Local de Saúde de Matozinhos; Directora da Clínica de Memória, Porto.
"Com este livro multidisciplinar (Neurologia, Psicologia, Psiquiatria) pretende-se traçar um retrato actual dos conhecimentos sobre a Memória. Como funciona? Onde se localiza no cérebro? Quais as doenças e os medicamentos que a afectam? Como se comporta no envelhecimento? Quais os mecanismos que explicam porque em certas pessoas as memórias felizes têm menor poder de permanência que as tristes? Como a podemos melhorar e manter em qualqer idade?"
Perguntas pertinentes. Respostas adequadas e oportunas. Actualmente verifica-se um preocupação constante, especialmente no seio das populações mais idosas, em relação à perda das competências mnésicas ao longo da vida.
Existirá algo que possamos fazer para aumentar as nossas actuais capacidades e, ao mesmo tempo, prevenir o aparecimento futuro das chamadas" doenças da terceira idade"?
Comecem por ler este livro. Verão que gostam. Interessem-se e vivam situações novas. Quebrem a rotina. Ousem. Façam coisas que nunca fizeram . Ser "conservadores " agora?
É preciso aprender a viver. Vejam os exemplos de Manuel de Oliveira e Niemeyer. Eles estão "sempre a caminho"...
Sem comentários:
Enviar um comentário