segunda-feira, 17 de outubro de 2011

D.PEDRO I GANHA PRÉMIO PLANETA

Um conselho:
Arranjem maneira de ler um livro que, quanto a nós , deve ser muitíssimo interessante :
El Império eras Tu,  do escritor JAVIER MORO.
Acaba de receber um dos mais importantes prémios literários espanhóis, no valor de 600 mil euros e que é atribuído há 60 anos pelo grupo editorial com o mesmo nome.
Em El Império eras Tu, o autor madrileno - que se estreou em 1992 com um livro sobre Chico Mendes - faz um retrato minucioso do imperador D.Pedro I do Brasil ( IV de Portugal ) e da sua corte, como se estivesse a tratar de um herói de aventuras.
Uma delícia !
( Absolutamente o remédio que estamos a precisar nos dias tristes que vivemos- aprender História com prazer- ).
O cenário é o Rio de Janeiro e a acção é pontuada por interessantes episódios do percurso do monarca e das duas mulheres que mais marcaram a sua vida: a imperatriz Leopoldina da Áustria e a amante preferida , Domitila  de Castro:"   Foi um amante fogoso, um grande pai mas um péssimo marido ... Dizem que teve mais de 120 filhos , dos quais reconheceu uma dúzia. Metade D.Juan , metade D. Quixote ( é ele que luta ao lado dos liberais  contra o irmão D.Miguel ).
Este prémio , em termos monetários é o mais importante do mundo , depois do Nobel . A sua atribuição foi aplaudida com unanimidade, pois premeia um trabalho de inegável mérito : para contar a história do primeiro governante do Brasil independente ,Moro viajou quase dois anos pelo país e consegue dar-nos primorosamente ,o retrato duma época de monarquias absolutas e daquele que conseguiu fazer do Brasil o país que é hoje
" Se hoje o Brasil é um país grande e unido foi graças a este rei ".  

Uma confissão :
Foi há 44 anos em Petropolis ,perto do Rio de Janeiro , que começamos a olhar para este rei com outros olhos.


Afinal não era o monarca leviano e inconsciente que imaginávamos. Foi a ternura do cicerone  que nos mostrou o palácio Imperial , que nos abriu os olhos para a verdadeira dimensão daquele a quem carinhosamente os brasileiros chamam : " o nosso Pedrinho ".
LEIAM EL IMPÉRIO ERAS TU  DEPOIS AGRADEÇAM A SUGESTÃO.
Ficamos à espera.   

1 comentário:

Anónimo disse...

Nós somos o povo que fizemos mas, já não fazemos, que se passou? !Quem nos castrou? Estou desperta para ler o livro mencionado, será que há nas Galveias? Há outro livro lançado esta semana cujo titulo é: Como enriquecem os políticos. Não me lembro o nome do escritor e também quero opiniões sobre o mesmo para o comprar. Linda