quarta-feira, 5 de outubro de 2011

" A LEITURA AJUDA A LIDAR COM O SOFRIMENTO "


Esta é uma das escritoras que apreciamos e de quem conhecemos praticamente todos os livros. Por isso ficámos encantados por ela ser apreciada por muitas das detidas .

Maria Rodrigues , 43 anos , 4 anos de prisão por abuso de confiança, tem 30 livros na cela ."Todos os fins de semana o meu marido traz livros . Leva uns e traz outros.
Como aguentar 24 h por dia , sete dias por semana, 365 dias por ano atrás das grades ?"

Maria tem as unhas das mãos e dos pés limadas, pintadas. Faz ginástica.Trabalha na oficina do artesanato. Frequenta  um curso de parentalidade e inclusão social, conduzido pela professora Raquel Matos da Universidade Católica Portuguesa. E LÊ. LÊ MUITO :
-ADORO A SVEVA MODIGNANI
CAROL ROSE
MIGUEL SOUSA TAVARES

JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS



LER É FUGIR DAQUI .
As palavras de Maria vieram provar aquilo que habitualmente  dizemos:

É SEMPRE POSSÍVEL SAIR DA SOLIDÃO.
A LEITURA PODE SER UM CAMINHO.
Mas esta reclusa no meio do seu infortúnio tem uma felicidade :
-O meu marido vem sempre ver-me. Nunca falta .- feriados, sábados , domingos. Tenho todas as visitas normais . E "visitas íntimas   " uma vez por mês. Eu e outras fomos as primeiras a ter visitas íntimas aqui. Tenho desde Outubro. São três horas por mês . Ajuda a manter a relação.Não é o ideal , é o que se pode ter.
E a foi a minha grande descoberta.
Foi preciso vir para aqui para a encontrar.
É COMO SE ESTIVESSE lÁ FORA, AO SOL E AO VENTO.
LIVRE!

Sem comentários: