Os Liberais de Donald Tusk foram reeleitos na Polónia.
A coligação no poder deverá ter votos suficientes para formar Governo. Desde que a Polónia é democracia que, nenhum partido era reeleito para fazer uma segunda legislatura.
" Quero agradecer a todos os que votaram em nós e aos que não o fizeram porque vamos partilhar a responsabilidade de liderar a Polónia mais 4 anos ".Afirmou Tusk.
Jaroslaw Kaczynski, o conservador , nacionalista e eurocéptico de 62 anos, irmão gémeo do Presidente Lech kaczynski, que morreu o ano passado num acidente de avião na Rússia, defendeu que a Polónia merecia mais do que as privatizações realizadas por Tusk.A distância entre eles não foi muito grande, mas os polacos optaram pela continuidade.
Contudo houve uma surpresa que vem confirmar o que bem sabemos:
O mundo está a mudar.
O recém criado movimento de esquerda anticlerical conseguiu 10,1 % dos votos com a defesa da legalização da marijuana e do aborto, dos direitos dos homossexuais e do fim das aulas de religião obrigatórias- isto num país onde a Igreja Católica mantém uma enorme influência na vida pública.
Cada vez apreciamos mais este país cuja história atribulada sempre nos apaixonou e que está a conseguir dum modo exemplar exorcizar os seus fantasmas.
1 comentário:
Depois de tanta luta e sofrimento que tenham a paz merecida. Que não se deixem levar por uma Europa que deixa muito a desejar e se não muda para uma política humana desaparece como tantas civilizações desapareceram. Linda
Enviar um comentário