sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UMA HISTÓRIA ACTUAL


Vou contar-vos uma história que sempre me encantou e que é incrivelmente actual.
Como se pode ver no mapa a Macedónia está ao norte da Grécia. Mas enquanto esta constituía o maior  centro  cultural do mundo antigo, a Macedónia apenas era referenciada por  fomentar a criação de cavalos de apurada raça, destinados a participar nos famosos Jogos Olímpicos.
Ora , a certa altura da sua história , um rei tornou-se famoso pela sua valentia e carisma. Filipe / o célebre Filipe da Macedónia. Dotado de aguda percepção , mandou o seu filho Alexandre estudar para a Grécia pois concebia um plano. Um plano louco mas de grande alcance.
Os gregos permaneciam sempre em lutas que levavam à sua desunião. Estavam com problemas económicos e sociais. Não conheciam a paz. Guerras e mais guerras. A  permanente  tensão entre eles não levaria à sua queda? Porque não ser a Macedónia a promover a conquista desse povo desunido e enfraquecido ?
Porque não ?
Filipe esperava.
Alexandre, um jovem destemido e guerreiro ( que teve Aristóteles como mestre ) foi de férias da Grécia para a Macedónia. Muito jovem ainda, talvez 14 anos, encontrava-se com o pai numa demonstração equestre.
 A Multidão gritava pois Bucéfalo  - o cavalo que nascera no mesmo dia de Alexandre - não se deixava montar por ninguém. Deitava ao chão os mais exímios cavaleiros permanecendo indomável.
Alexandre afirmou a sua certeza de dominar  o irrequieto animal. Verificou que ele reagia à própria sombra e arranjou modo de o encadear com o sol. Rapidamente Bucéfalo  deixou-se dominar entre os maiores vivas e aplausos.
Foi , então que Filipe disse a célebre frase :
- Meu filho, procura outro reino. A Macedónia é pequena para ti

 Alexandre Magno conquistou a Grécia e vendo que não havia modo de acalmar  o seu  povo sempre em lutas, concebeu o plano da conquista da Pérsia, um inimigo comum.
Morreu aos 32 anos, tendo sido o maior guerreiro da Antiguidade.
O seu cavalo preferido, que montava apenas em ocasiões excepcionais,- Bucéfalo -morreu onde é hoje o Paquistão, tendo aí sido fundada uma cidade em sua honra - Bucéfala.

Porque gostamos tanto desta história e a contamos frequentemente?

-Porque a Grécia foi conquistada e dominada por um povo que lhe era muito  inferior  porque nunca se acalmou, nunca se uniu. Viveu sempre em continuas lutas.
Atenas / Esparta
Esparta / Atenas

Esta história passou-se no século IV A.C
O mundo vê o que se passa  hoje em Atenas, diariamente  na Praça Sintagma , e quem conhece este povo sabe que é assim.
-Humilhados ?
-Sem dúvida?
Merecem outro destino ?
SEM DÚVIDA.
Mas a revolta está na sua génese.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Grécia foi a Grécia, Portugal já foi Portugal, Espanha já foi Espanha, a Macedónia já foi a Macedónia, a Mesopotamia já Mesopotâmia, o Egito, Alemanha, a Europa. Porque tudo que foi grande caiu e outros irão cair mais tarde ou mais cedo? Porque será que: Reis, imperadores e os governos uns democratas ou que se dizem democratas, não param para pensar? Linda