segunda-feira, 24 de outubro de 2011

12.000 CASOS DE IDOSOS EM TOTAL ISOLAMENTO EM PORTUGAL!

Operação Censos Sénior da GNR detectou 12.000 casos de idosos que vivem no nosso país em total isolamento .

Um problema que nos deve preocupar seriamente. Aliás desde que começaram a ser referidos casos de indivíduos que morreram sem assistência nas suas casas e cuja ausência não foi notada  a atenção prestada a estas situações tornou-se mais abrangente.
 A PSP  tem nas grandes cidades , como Lisboa e Porto, viaturas próprias para este apoio, deslocando-se  a casa das pessoas  sempre que seja necessário.É o chamado policiamento de proximidade.
É o suficiente ?
Evidentemente que não.
Há casos e casos.

Existem os que não conseguem sair do seu isolamento  por questão económica ou cultural  e  há os que não desejam de modo nenhum conviver. Depois duma vida de trabalho, optam pela rotina e não a querem quebrar.
Pensamos que o apoio deve ser dado a todos os níveis . Ajudar por um lado, amparando-os  e tentar fazer com que compreendem que já há saída para a solidão . Temos conhecimento que mesmo  em aldeias  com poucos habitantes as Juntas de Freguesia tentam amparar os solitários.
Mas há os que firmemente recusam todo o tipo de vida social. Fecham-se em si próprios esperando que os dias passem e a vida termine .Limitam-se a esperar a morte.
Muitos destes no seu total isolamento estão sujeitos a terríveis perigos. Não só no domínio psicológico como na presa fácil que representam para possíveis assaltantes.
Como seria importante fornecer-lhes toda a ajuda de que necessitam!
Se possível dar-lhes uma motivação para a sua existência. Fazer nascer neles o desejo de conviver, sair, conversar , viver. 
    

2 comentários:

Anónimo disse...

No século em que vivemos, em que a geriatria está aí, porque não haver no SNS? Porque sendo privado, não se lhe pode chegar, 1ª. consulta 100 euros, não é para todos. Mas da maneira que isto está, se nos podecem encurtar a vida, com estas restrições, lá isso cortavam. Quantos idosos sofrem de depressão e nem sabem o que têm. Linda

Anónimo disse...

A terrível solidão dos seniores começa com a viuvez (ou com o divórcio) juntando-se-lhe a ausência dos filhos, porque não se os teve, ou porque, existindo têm as suas vidas.
Aqui o meu lamento por esta atitude: por muito dificil que seja, é preciso arranjar tempo para quem nos pôs no mundo. É preciso cuidar de quem cuidou de nós.
Ass.vanessa