quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

" UM PAÍS SEM ESTATÍSTICA É UM PAÍS QUE NÃO SE CONHECE"

António Barreto. De há muito me habituei a admirá-lo! Pela sua cultura e  pela abrangência do seu saber. Visito, quase diariamente, o seu blogue" Jacanrandá. "Magnífico! Ensinamentos que, não só nos fazem a ver o mundo com olhos maravilhados como nos deliciam com a sua sensibilidade artística! Vale a pena espreitar.
Agora foi criado um site estatístico simples, de acesso fácil e intuitivo que nos fornece indicadores de interesse invulgar.
- De todos os dados sobre Portugal, qual o melhor ângulo para vender o país nos mercados  internacionais?
- Só com a verdade! Sem qualquer dúvida. A verdade boa e má.
- De todos indicadores divulgados no Pordata qual o mais surpreendente?
O sociólogo diz:
"São tantos! O salário mínimo nacional é hoje, em termos reais de poder de compra, praticamente igual ao de 1974!!! Os filhos fora do casamento são já mais da um terço do total de nascimentos! Os casamentos não católicos são mais de 50% ! Hoje emigra-se outra vez como, em média, nos anos 60!
Em 20 ou 30 anos, os funcionários públicos tiveram aumentos de vencimentos muito superiores aos dos trabalhadores da iniciativa privada! Os pequenos e grandes patrões e os independentes trabalham mais horas por semana do que os trabalhadores por conta de outrem!"
A actualidade deste trabalho é impressionante! Ajuda-nos a compreender  como chegámos à situação em que nos encontramos. É um estudo em que não há manipulação... Os número dizem a verdade.
Verdade / verdadinha.Curioso !Tantas pistas..Interessante.

1 comentário:

Moi-même disse...

Homem de imenso valor. Analista profundo da sociedade, nossa e não só. O trabalho para televisão - Portugal, um retrato social, deixou marca! Depois muito bem sublinhado ela arte de Rodrigo Leão! Mas a palavra dele não se esgota e o pensamento tb não!