quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A FILOSOFIA EM PORTUGAL / HOJE

Filosofia, hoje em Portugal?
Confesso que conheço  poucos adeptos desta categoria. Poucos que tenham, realmente o estatuto de filósofos. Há muitos anos aprendi que um país era grande pelo número dos seus filósofos. Confirma-se, mais uma vez a pequenez de Portugal. Daí que eu diga:- gosto sempre de ouvir José Gil. Aprendo alguma coisa com ele. Mais uma vez concordei com o que ele disse há duas noites a Mário Crespo:
- O discurso político, hoje em dia, não é claro. Sincero. Aberto. Franco e leal. Gil disse que é opaco.
Sofre, padece de opacidade / falta de transparência. Voluntariamente? Para não ser bem entendido? Acho que sim. Ambíguo? Também penso que sim. Contraditório?  Claro.
Concordo com a análise de José Gil. Não só a que ele fez a Portugal mas também à Europa.
E tenho pena que não tenhamos filósofos. Lembram-se?  -" O filósofo é um peregrino em busca da verdade. Quando a alcança logo surge outra. A sua caminhada não tem fim".
Apenas uma curiosidade (não confirmada). Constou-me que a Filosofia foi retirada, em grande parte dos actuais programas do Secundário. Não posso acreditar. Tenho que me informar  bem.
Não posso acreditar em tal monstruosidade.
Não posso. Não pode ser verdade.

Sem comentários: