sábado, 14 de novembro de 2009

NIETZSCHE "A ESSÊNCIA DA FELICIDADE É NÃO TER MEDO".


Quantas vezes já assistiram a cenas semelhantes? "TEMOS QUE DAR EDUCAÇÃO AOS NOSSOS FILHOS.,,UM AÇOITE? CLARO. QUAL É O MAL?   QUANTOS NÃO LEVAMOS NÓS? E ESTAMOS AQUI. NÃO ESTAMOS?"
Claro que estamos. Mas, será que perdoamos? Será que ainda hoje não choramos os açoites,  que levamos? E, alguns até injustamente...Escape para os problemas dos pais. Coitados! Pobres pais!!!
Atenção.  Muita atenção. O processo de educação é dinamico. O saber não é estático. FELIZMENTE. E sabem uma coisa? Sabem que desde 2007  é punido pela lei bater num filho?  Sabem que foi a Suécia o primeiro  país a adoptar esta medida? Formidável! É PROIBIDO BATER NOS FILHOS. Portugal foi dos últimos países a aderir. Mas em 2007 estabeleceu que os castigos corporais, a privação da liberdade das crianças e as ofensas sexuais  têm punição até 5 anos de cadeia, podendo as penas aumentar consoante a gravidade da ofensa. O relatório surge na sequência do estudo das Nações Unidas, apresentado em 2006,que estabelece como meta a proibição universal desta prática até 2009. ESTAMOS EM 2009.
É INADMISSÍVEL BATER  NOS NOSSOS FILHOS.
EDUCAR PELO MEDO?
NÃO.

1 comentário:

Moi-même disse...

É pena que na escola, ao nível do secundário (agora a escolaridade obrigatória vai até ao 12º ano), não haja uma disciplina curricular, obrigatória em todas as áreas, sobre Psicologia. Forneceria ferramentas fundamentais sobre comportamento humano, sobre a formação da personalidade, sobre a influência que uma infância feliz - não forçosamente abastada - tem no desenvolvimento de crianças equilibradas, de uma sociedade menos traumatizada. Acho que tem de ser através a educação/formação que se podem ultrapassar etapas do subdesenvolvimento. Acho eu e acham muitos!!! Isto não é novo. É talvez, até, La Palissiano!!!