quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESTE PAÍS É PARA VELHOS?

ideais

A 1 de Outubro assinalou-se o dia do Idoso. O INE apresentou uma análise sobre o envelhecimento em Portugal . Ora, verificamos que a população portuguesa está a envelhecer.E  tem tendência para se manter assim. Este fenómeno está associado à diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade. Na realidade , vive-se mais e nasce-se menos. Essa é a verdade. Mas será  que os nossos idosos têm as condições de vida ideais?  Será que os últimos anos das suas vidas têm a dignidade exigida?
Segundo um inquérito realizado pela DECO, há pelo menos 40 mil idosos em Portugal sem dinheiro para comer. Para 64% ,dos 3.400 idosos inquiridos entre os 65 e os 79 anos,os problemas dentários,o preço dos alimentos, a falta de apetite e os medicamentos são os motivos apontados para comer mal.
Mais de um quinto dos inquiridos revelou ter problemas financeiros. Peixe? É muito caro. Optam pela carne. Legumes? Fruta?   Raramente.Ainda de acordo com este estudo (realizado há um mês) ,  cerca de 3% dos inquiridos que responderam ás perguntas declarou ter passado fome na semana anterior.
Portugal tem uma população envelhecida e pobre. E solitária. Quantos não vivem cmpletamente sós? E , até  mesmo isolados....
É arrepiante!!!
Não haverá solução?
Tem-se tentado. Mas...ainda estamos longe.  

1 comentário:

Moi même disse...

É um dos meus sufocos! Pensar na falta de condições de muitos idosos, por esse país fora! A Igreja tem feito muito, neste e noutros campos. O Banco Alimentar é um grande suporte, mas ainda não chega! Deus permita que seja gerido com eficácia e rectidão!Era uma das Instituições onde gostaria de colaborar, quando me reformar.