segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ALECRIM AOS MOLHOS...




Hoje, a Liga dos Amigos do Jardim Botânico, convidou o arquitecto Ribeiro Teles (uma das minhas referências mais remotas em Urbanismo), a plantar 3 oliveiras nos jardins do Castelo de São Jorge. Este acto destinou-se a assinalar os 50 anos anos deste espaço. No Dia da Floresta Autóctone, a capital dá um bom exemplo. Mas é de ficar a saber que foi este arquitecto que em 1959 desenhou estes jardins.
Belos! Muito belos. Recheados de pinheiros mansos, ciprestes sobreiros, oliveiras..os espaços verdes do monumento foram pensados não só para responder à preservação da biodiversidade, como também para fazer face aos desafios ambientais de que é exemplo a poupança de água. Esta cerimónia  tinha lugar às 11h. A minha admiração por R. Teles tem décadas. Ele sabe. Já lha demonstrei e ele encantado  beijou-me as mãos. Foi há meses.  Sou portanto sua fã. Eram 11h. Eu vinha a descer o Chiado. Manhã linda deste Outono que não nos quer deixar. Acabara de sair da Bertrand onde fora comprar o El País (para estar actualizada em relação ao que se passa aqui ao lado..),  pensei: -que tal ir até ao Castelo? Interroguei-me : vou? Não vou? A manhã está tão bela.!  Cheira a Primavera ! Que perfume a flores !Que bom! À minha direita a Florista dava os últimos retoques num bouquet.  Que perfume! Parei. Olhei. Pensei: -que fazer para participar? Como se chama esta planta? É alecrim? Alecrim?  Quero um vaso. Sim . Dos grandes. Junto duma janela .Sempre. Pouca água.O.K.
Ás vezes basta uma pequena coisa para nos sentirmos felizes. Não é?
ALECRIM. ALECRIM AOS MOLHOS, POR CAUSA DE TI, CHORAM OS MEUS OLHOS......

1 comentário:

Moi-même disse...

Alecrim, alfazema, verbena...tão simples e tão perfumadas!