sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MEDO / MEDOS:


Medo é um sentimento de inquietação dada a possibilidade  de algo desagradável ocorrer. De que temos medo? Quase se pode afirmar que o ser humano tem medo de tudo . Vejamos. Quantas vezes dizemos esta palavra durante o dia? Tantas que é impossível enumerar.-Temos medo de acordar tarde.
Da chuva. Do frio. Do sol .Do vento. Dos amigos. Dos inimigos. Do pai. Da mãe. Do amor. Da falta de amor...O medo é assim à semelhança da ansiedade e da angústia, um sentimento de inquietação. São os indivíduos  que na sua relação com os outros o constroem. Sim. Quase tudo se constrói: a alegria, a felicidade, o sentimento de bem estar e de conforto. A segurança.  Mas, também  a infelicidade. A  desconfiança. A tristeza. O medo. O  medo do desconhecido.  Quando ele se instala, vai para as camadas mais profundas das estruturas afectivas e cognitivas. E para o arrancar de lá? Ele não sai .Não sai mesmo. E daqui às doenças psicossomáticas é um passo.O pior é que não se pode fugir dele. É praticamente impossível escapar-se à sua nefasta influência. Ele é a mais poderosa arma da socialização. Os pais usam e abusam dela: -Se não fizeres isto levas. Se fizeres aquilo nem sabes o que te acontece...Se te sujares não vais ao cinema...Se tiveres más notas não vais .....E é assim toda a vida.
Toda a vida! E o medo da solidão? De ficarmos sós? Completamente sós? E de estarmos sós junto dos outros?  A solidão mina o sentido da vida. È, talvez, de todos os medos o mais cruel. Ele é tão grande e tão velho como o mundo. E o medo leva às fobias.!  E elas são tantas, tantas que é impossível enumerá-las!  Crê-se que cerca de dez por cento da população sofre duma fobia que causa sofrimento. Consultando o livro "Medo social e os vigilantes da ordem emocional" de Fernando Nogueira (Psicoterapeuta e doutorado em Sociologia) tomamos consciência da vastidão das fobias. Inacreditável! Vejamos algumas: -medo dos exames-Testófobia.  Medo da escuridão-Ligofobia.Medo do pó-Amathofobia. Medo de beijar-Filematofobia. Medo dos hospitais- Nosocomefobia. Então uma fobia é o medo exagerado, irracional, morbido em relação a algo. E não conseguimos, por mais que queiramos ,controlar esse sentimento.
Então estamos sujeitos a esta fatalidade? Viver  dominados por ele?
Aqui entra a cultura. O bom senso. O equilibrio. A educação. Tentar acabar com os medos. Não os proteger. Recorrer á Psicologia, á Sociologia , ás Ciências da Educação.  E, acima de tudo procurando não repetir os êrros que os nossos pais cometeram na nossa educação.
 Como teria sido a infancia  de Robert Enke?... Ele vivia dominado pelo medo. E este sentimento não nasce de geração espontânea. Não. Ele é semeado. E os medos enquistam. E os medos crescem. Dominam. E levam á insegurança. À depressão.

Sem comentários: