quarta-feira, 13 de novembro de 2013

EUFEMISMOS !

Todos sabemos o  que é um eufemismo.
Quem não o emprega ?
Quando se trata de algo que nos impressiona , substitui-se o termo por um mais doce.
Aqui há tempo, quando chegamos ao Holmes Place e perguntamos à nossa amiga Leonor como estava o marido, na sua dor, ela, rudemente, respondeu :
- O Rui já morreu.
Hoje, dois meses depois , a quem lhe fez a mesma pergunta , baixinho, respondeu :
- O meu marido já não está entre nós.
O tempo suaviza a dor e faz surgir os eufemismos:

Faleceu
Já não está entre nós
Partiu
Deixou-nos.

É assim.
O maior amigo dos eufemismos é o tempo e o  que é tratado com mais carinho é, sem dúvida , o verbo  morrer.




Aqui deixamos alguns eufemismos que nos apareceram na Internet.Verifica-se facilmente que revelam influência  brasileira.
 O ladrão ser denominado por  Cleptomaníaco é divertido e , em parte,  certo.
Assim como prostituta, negro, louco, evacuar ....
.
Aqui há dias , sentimos em pleno, a força do eufemismo
Íamos no Metro com a nossa neta Constança e , de repente ela disse :
- Avó. Já pensaste o que  sentiremos  quando tu " já não estiveres entre nós ?" 
  Acrescentou ainda :
- "Devem faltar mais de 20 anos , mas já pensamos em como nos vais fazer falta ..."

Ficamos a pensar :

- 20 anos é tanto tempo ! 
  Que bom seria !!!

1 comentário:

Anónimo disse...

LEMBRO-ME QUE QUANDO FIZ 40 ANOS E FOI UM SOM NADA AGRADÁVEL, FIQUEI PENSATIVA, MAS DEI A VOLTA DEPRESSA E PENSEI: AINDA ME FALTAM 40 ANOS. CHEGARAM NUM PISCAR DE OLHOS, SERÁ QUE ME FALTAM MAIS QUARENTA? TEIMOSA SOU EU, E NÃO VOU ASSIM DE QUALQUER MANEIRA. A ESPERANÇA É A ÚLTIMA A MORRER. LINDA