" Este medo sem sentido...
A ansiedade na adolescência "
A.Santos Pereira.
É um livro pequeno. Aparentemente sem nada que nos atraia e cative.
Porém....
Queremos chamar a vossa atenção para o seu conteúdo . Por favor: caso tenham oportunidade não deixem de o ler e meditar no tema que é abordado pelo autor . A ansiedade na adolescência.
" A ansiedade aparece , frequentemente , escondida sob diversos disfarces , o que pode tornar difícil reconhecê-la . Não raramente , pelas suas formas de exteriorização , simula mesmo doença física . A adolescência é um período da vida em que a ansiedade patológica ocorre com frequência e é mesmo neste escalão etário que mais vezes ela começa a estruturar-se para o resto da vida.
Temos a plena noção que connosco foi por volta dos 12 /13 anos que ela se instalou. Acompanhou-nos durante dezenas de anos e só saiu quando o Prozac a " chutou ".
" Este medo sem sentido " de A. Santos Pereira fala-nos disso e, entre muitas outras coisas , de como o contexto familiar pode ser o condicionador dos sintomas ansiosos , bem com das possibilidades de o combater . O autor , de uma forma clara e objectiva, partilha a sua longa experiência e saber, dando aos pais e adolescentes a oportunidade de melhor compreenderem esta teia complexa , e muitas vezes assustadora , que é a ansiedade."
Medo !
Tanto medo !
Os nossos filhos ainda hoje referem o quanto a nossa ansiedade os limitava. Porquê tanto medo ? Tanta preocupação ?
Agora sabemos que " amar demais também sufoca / intoxica / cansa ."
Nós exagerávamos na proteção que exercíamos sobre eles.No receio que algo de terrível lhes acontecesse. Agora , temos consciência que , por vezes , o nosso extremo cuidado os incomodou. Chamava-se ansiedade e era de natureza patológica.
Mea culpa , meus filhos.
Até sabemos porque surgiu e o que levou a que se instalasse .....
Histórias antigas que ficaram.
Felizmente, conseguimos que deixasse de nos afligir mas, como recordamos a sua nefasta ação, aconselhamos a leitura deste precioso livrinho da Ambar que vos pode auxiliar na difícil tarefa de evitar o tal medo sem sentido.
Quem é o autor ?
domingo, 24 de novembro de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
SEM SENTIDO APARENTE, PARA MIM, HÃ SEMPRE UMA RAZÃO QUE ESTÁ LÁ FUNDO DO INCONSCIENTE. MAS ESTOU PARA AQUI A DIVAGAR. UMA VEZ UM PSIQUIATRA DISSE-ME: QUE TUDO TINHA RESPOSTA, PODIA SER DIFÍCIL ENCONTRA-LA. TERÁ DE SER COM AJUDA MAS A RESPOSTA ESTÁ LÁ. AS PESSOAS É QUE POR INCAPACIDADE FINANCEIRA OU O PIOR, INCAPACIDADE DE TER CORAGEM E SE MOSTRA, DE COMPLEXOS, E TER MEDO DAS RESPOSTAS. CLARO QUE COM JOVENS O CASO É MAIS DIFÍCIL, SÃO OS MAIS VELHOS QUE TÊM DE ESTAR ATENTOS. qUEM ME DERA SER AVÓ DA MINHA PRIMINHA E EU A AJUDARIA. LINDA
Enviar um comentário