domingo, 4 de outubro de 2020

O DESCALABRO !

OS ANOS FORAM PASSANDO ENTRE TEMPESTADES E BONANÇAS .
UMA NOVA AMANTE ?
UMA TEMPESTADE CADA VEZ MAIS VIOLENTA !
UMA RECONCILIAÇÃO INEVITÁVEL !
                                              ACOMPANHADA DE PRESENTES  DE VALOR ABSURDO 
(   Domingos era cliente assíduo e venerado da Ourivesaria  da Moda na Rua Augusta.
     Do David , da Casa Canadá , da Sibéria , do Aguiar....... 
De todos os lugares onde adquiria as   prendas de consolação  com que tentava apagar os seus pecados .....
Amavam-se e segundo fui compreendendo ...tudo seria assim exatamente como o meu avô tinha previsto :
Domingos não mudou !
Entretanto
 O ESTADO NOVO 
CHEGOU 




MOCIDADE PORTUGUESA ?

" Esquece filha .

Nem pensar.... Não pertences a quem persegue quem não concorda com eles ....

 Coitado do Sebastião levaram-no de madrugada por ter ideias avançadas ( o que isso ?) e coitada da mãe para ali está ao abandono .

Grémios ?

-Para quê ?

Como em todas as situações continuou a  reger a sua própria atividade indiferente  a limites ou imposições ..

ERA PROIBIDO EXPORTAR SEM SER ATRAVÉS DOS GRÉMIOS . 

CORPORATIVISMO ?

TINHA QUE RESPEITAR !

Não ligou !

Tudo igual 

Combóios por sua conta, repletos de cereais a caminho  de quem esperava pelo pão numa Europa em ruínas .

Vida boa !

Dinheiro ?

Entrava a rodos saia em caudal ...

O DESCALABRO ACONTECEU .

MULTA MILIONÁRIA !

NUNCA VISTA !

UMA LOUCURA !

PAGAR ?

COMO ?

ADVOGADOS !

ADMIRAÇÃO !

ESPANTO !

- O QUE FAZER ?

 -   ONDE IR BUSCAR OS MILHARES QUE , NA  AUSÊNCIA DE PAGAMENTO  , LEVARIAM Á PRISÃO ?

PRISÃO ?

ELE ?

COMO ERA  POSSÍVEL ? 

FOI POSSÍVEL !

Recordo a visita do carcereiro que foi buscar o necessário para o receber ...,As lágrimas da minha mãe -..., O silêncio estupefacto do meu pai ...o murmúrio das empregadas ..,

EU ?

Nada percebia !

O meu pai ?

Iria sair em bem da situação !

Porquê tanto drama ?

FOI APENAS UMA NOITE 

MAS

DEIXOU MARCAS ...,

NA MANHÃ SEGUINTE O MEU AVÔ DEU ORDEM NA CGD E IMEDIATAMENTE 

REGRESSOU A CASA

A PARTIR DAÍ  TUDO MUDOU !

Creio que a  nossa vida a partir desse acontecimento 

"Normalizou "!

Com menos possibilidades económicas  o esbanjamento não podia continuar .

Em casa , contudo 

O clima  não era " doce "

Porque a minha mãe  não lhe podia perdoar a perda da sua herança :

- ESPERO QUE SAIBAS O QUE ME ESPERA , DOMINGOS .

QUANDO O MEU PAI MORRER OS MEUS IRMÃOS VÃO EXIGIR AQUILO A QUE TÊM

 DIREITO !

- O QUE SERÁ DA MINHA HERANÇA ?

- COMO POSSO CONFIAR EM TI ?

                                                      UM DISCO PERMANENTE !

                                                      UMA REVOLTA CONSTANTE !

                                       TEMPOS DE MÁGOA , RECRIMINAÇÕES,  DORES EXPOSTAS COM AZEDUME  E AMARGURA!

Sem comentários: