segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O QUE MAIS NOS IMPRESSIONOU HOJE, NA IMPRENSA DIÁRIA

O que mais nos impressionou hoje na imprensa diária ?
Idosos sozinhos preocupam papa.
O Papa Francisco apelou ontem , no Vaticano , para que os lares de idosos se tornem realmente casas e não prisões . O líder da Igreja Católica discursou perante cerca de 40.000 idosos , que se concentraram na Praça de Sâo Pedro , por ocasião da festa dos avós.
" Não pode haver centros onde os idosos vivam esquecidos e escondidos " sublinhou o pontíficie que voltou a denunciar a chamada cultura de descarte .Para o Papa , o abandono dos idosos nestas instituições é uma eutanásia escondida .
Mas
Se nos lares , a existência dos idosos é esquecida tem pelo menos a triste vantagem de não ser totalmente solitária....
Hoje
Falámos com uma idosa, mãe de 3 filhos que vivem longe dela , que tem três TVS, em casa  sempre ligadas , para tentar escapar ao isolamento .
Loucura ?
Talvez.... 
Mas nós compreendemos .......

1 comentário:

Anónimo disse...

O papa se fosse em outro tempo estava em perigo. Mas tem toda a razão no que diz, e visitando pessoas que estão em lares, é triste o que se vê principalmente os acamados. Tive ocasião de observar e deixou-me de rastos, um quarto de seis camas e só a acamada para ali deitada. Um quarto frio sem aconchego, nas paredes nuas um coração de Jesus a quem nem utentes e empregadas lhe presta qualquer atenção e muito menos devoção. Mas quem pode pagar nos Mellos e companhia 2500 euros? Tristeza de sociedade que deixamos e ajudamos a construir. Linda