sábado, 20 de setembro de 2014

NÃO TE VEJO , MEU FILHO, MAS ESTOU DE OLHO EM TI.

Não te vejo , meu filho , mas estou de olho em ti .

Estamos perante um longo e interessante artigo de opinião que o Expresso apresentou no dia 13 de Setembro deste ano. Há poucos dias, portanto.
O texto é de Joana Pereira Bastos e a ilustração (gráficos )de Paulo Buchinho.

Família . Pais têm cada vez mais dispositivos para vigiar os filhos . 
Especialistas criticam estas relações de policiamento 

"A última novidade , à venda nos hipermercados , é a mochila com GPS integrado  - a mais recente estaca desta espécie de cerca virtual em que vivem os menores  "

 " Os medos dos pais e a instalação de uma cultura de segurança têm promovido a procura de tecnologia de vigilância  " explica o sociólogo Gustavo Cardoso . O problema é que a transformação de relações familiares em relações de policiamento  pode agravar conflitos entre gerações , avisa.
Afinal qual é a linha que separa uma preocupação legítima com a segurança das crianças e jovens de um controlo excessivo que lhes retira a autonomia e anula a privacidade ? "

" Não há formulas. Mas é preciso ter em conta que, apesar de serem menores , os miúdos também têm direito à privacidade e é saudável que cresçam com uma margem de liberdade. Claro que não é a mesma coisa uma criança de 7 ou um adolescente de 14.
É necessário bom senso  e ter em consideração os níveis de maturidade " Refere Clara Guerra , porta-voz da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD )
Segundo a responsável , a mediatização de casos de crime aumentou a sensação de insegurança na sociedade , contribuindo para o aparecimento de cada vez mais tecnologias de controlo e vigilância .
 Os pais aderem , pensando que estão a agir no melhor interesse da criança, no sentido de a proteger . Mas é preciso traçar limites .
Assim como não devem ler o diário dos filhos , também não devem ver os seus SMS "

1 comentário:

Anónimo disse...

Por não ter experiência sobre o tema pouco posso falar, mas tenho uma opinião. Uma sociedade em que a corrupção está em todas as áreas as crianças estão a ser sujeitas a ataques de de todos lados e assim crescem. Se as famílias com amor não lhes dão o sentido da liberdade com responsabilidade, então muitos jovens se perderão. Ontem comecei a ver um programa na RTP passado nas noites de Albufeira, que é de assustar. Não vi todo com falta de coragem e se tivesse netos a preocupação era maior. Mas como sou um ser com consciência fico preocupada por o futuro deles. "Não te vejo, mas estou de olho em ti. Eu penso que seria melhor o filho saber que os pais não o viam, mas o coração deles estavam com ele. É difícil para as famílias esta sociedade, o medo está aí. Linda