segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DIA DA SAÚDE MENTAL

É hoje, o dia da saúde mental.
-É uma data importante ?



-Deve chamar-se a devida atenção para um tipo de doença que, actualmente ainda se mantém ostracizada?
Só temos que dizer:
SIM.
É necessário  assumir a nossa realidade.
Os últimos relatórios sobre factores de risco , carga social e económica mostram que Portugal é o país da Europa com maior prevalência de doenças mentais.  
Ficou demonstrado que um em cada cinco portugueses já sofreu de uma doença psiquiátrica  e quase metade (43% ) já teve uma perturbação psicológica durante a vida.
"Portugal parece ser o país da Europa  com maior prevalência de perturbações mentais na população  sendo que estas tendem a aumentar em contexto de crise económica. "
O consumo de Psicofármacos aumentou 25 % e não se vê tendência para a sua diminuição. Dados de 2010 apontam para um consumo de ansiolíticos   muito superior à média dos países da OCDE.


-Esta é uma patologia que escolhe idades ?
- Pensamos que não. E quanto a nós a maior dificuldade que se nos depara é o não assumir da doença.
Mau feitio.
Rebeldia.
Inadaptação social
São argumentos que escondem a verdadeira causa do problema.
Pensamos que é necessária uma desmistificação séria da doença, pois ela tem que ser encarada com a naturalidade que merece e não como o foi durante séculos.
Coitado! Tem problemas mentais! Nada há a fazer. É maluco!


Aqui há anos sofremos inesperadamente duma valente depressão.Recordamos o cuidado que o médico teve para nos dar a conhecer o diagnóstico:
-"Não se aflija com o que eu vou dizer. Sei que não vai acreditar mas tem a serotonina muito baixa. Está com uma depressão. Mas não se assuste. Vamos tratar disso e vai ficar bem."
O tratamento resultou mas agora sabemos que deve ser encarado seriamente e afirmamos com conhecimento de causa que há  muito boa gente que, não assumindo a verdadeira realidade da doença ignora-a tornando a sua vida um martírio assim como a dos que a rodeiam.
DIA DA SAÚDE MENTAL?
Dia a ser encarado com muita atenção e respeito.
Conselhos:
-Procurar ajuda quando sentir que não está bem.
-Seguir rigorosamente o tratamento.
-Não parar a medicação sem ordem do médico.
-Consciencializar-se que esta é uma doença que merece o devido respeito e assumi-la com a maior 
tranquilidade.
É UM BOM CONSELHO.
ACREDITE.
( E tem destino.
 Evidentemente que tem ).  

1 comentário:

Anónimo disse...

E quando os doentes não se querem tratar porque não acreditam em ninguém e que se bastam a si próprios? Conheço alguém assim e vai-se destruindo. As doenças psicológicas detroem as nossas defesas e começamos a ter doenças físicas. Há casos perto de nós e sentimo-nos impotentes para ajudar. Falando em Portugal, como se não há-de tomar toda a casta de remédios, com um dos povos de Europa que menos ganham e mais horas trabalha? Não há força física e mental que aguente nem vencimento no caso de ser bom que compense tamanha exploração e falta de descanso. Eu tenho conhecimento do que estou a falar. Está perto dos 40 anos, quanto mais tempo vai aguentar? Vi quase nascer a pessoa e sofro por o que pode vir por aí, aguentará? Isto é a nova sociedade mais perto do século IX que do século XXI. Linda