segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A CORTE DE D.JOÃO V

Querem ler um livro que vos vai dar pistas para a questão que está na ordem do dia ? -" As causas distantes da crise " ?
Se vos apetece passar uma tarde agradável aconselhamos :
" A CORTE DE D.JOÃO V .
    Pinheiro Chagas

Há obras mais  elucidativas sobre o tema  mas este inocente livrinho já vos irá dar algumas pistas para futuras reflexões:
O rei Magnânimo foi determinante para a nossa história. O seu reinado durou meio século(!!!!) e  foi um dos mais brilhantes e prósperos de sempre.
A opulência do monarca era o espanto de toda uma  Europa que classificava a vida faustosa da corte portuguesa  de novo riquismo chegando a atingir os limites do ridículo.
Mas com tanto ouro que chegava ao reino como não usufruí-lo ? 
Há quem considere que foi desses tempos, em que deixou de se encarar o trabalho a sério que enquistou a tendência para deixar correr a vida , para o endividamento, para o abandono dos campos  , para a traficância, para o trabalho é bom para o escravo....
Os que sabem História dizem que todos os povos que tiveram um império , acabaram por sofrer grande declínio económico.....
Seguiram-se séculos em que se procurou retornar às virtudes da raça  mas a vidinha séria anterior à expansão não voltou e vamos caminhando de descalabro em descalabro até ao que veio para ficar - e ficou- O Estado Novo.
Lembram-se ?
Chegou a poupança. O não gastar demais. Os mealheiros. O pensar no futuro. A mediocridade.
Somos desse tempo.
No poupar  é que está o ganho.
Toca a poupar.


Agora vejam O RETRATO DE PORTUGAL 
PORDATA
E comparem o modo como vivemos hoje com o modo em que vivem todos os outros países da UE.
Somos os campeões da vida é bela.
Toca a gastar.
O futuro ?
Não é obrigação do Estado cuidar de nós ?
.................................................

1 comentário:

Anónimo disse...

Não fomos só nós que ficamos deslumbrados com as conquistas e o beneficio que delas vieram. Parece-me que os grandes impérios caíram ao longo dos séculos. Agora é a vez do comando da Alemanha na Europa (por quanto tempo), os "EUA" na América do Norte e a China nos países chamados de emergentes o Brasil na América do Sul, não será assim? Isto se os 99%, não acordarem e derrubarem os 1%, ou melhor, por regras no 1%. Linda