Ontem à noite tivemos a sorte de ver este filme . Vimo-lo com total deslumbramento pois trata-se de uma obra de grande nível sob todos os pontos de vista .
Tema. Realização. Interpretação . Mensagem .Realização . Cenários . Guarda roupa .
TUDO !
Devia ser obrigatório apresentá-lo nas escolas . Nas faculdades . Em todos os lugares onde se cultiva o saber pois é uma lacuna culural perdê-lo .
Dá para sofrer !
Trata-se de amor e sexo .
Dois pintores estão ligados por uma paixão enorme, sem limites nem tabus, cultivando fantasias ,aparentemente banais, mas que irão despertar a homossexualidade adormecida nele .
Adormecida ?
Talvez escondida . Não encarada .
Vamos assistir a todo esse processo - o da corporização da mulher que ele é mas não consegue assumir - enquanto o amor dela se mantem lutando para o ajudar embora sabendo que o vai perder .
Nunca vimos a homossexualidade tratada com tal sabedoria e delicadeza .
Há referência a que a história se baseia em factos reais vividos na primeira metade do século XX , quando a medicina ainda estava muito atrasada neste campo .8 se ainda está !!)
Os médicos a que recorreram (na procura de ajuda para a situação dramática em que se viam mergulhados ) diagnosticavam esquizofrenia , internamento , tratamento da loucura.
O amor manteve-se .
Ele :
-" Não sei o que fiz para merecer tanto amor ".
Ela
- "Amar-te-ei até ao fim ."
E amou
Um sentimento de espanto : Porquê eu ?
Porque me sinto diferente ?
O que fazer ?
Dizer ?
Esconder ?
Assumir ?
Não deixem de o ver .
Acreditem
A partir daí encararão um problema de tal gravidade com outros olhos .
Olhos de compreensão .
Sem comentários:
Enviar um comentário