segunda-feira, 7 de abril de 2014

MAIS DO QUE UMA HISTÓRIA DE PAPAGAIOS

Investigação
Cientistas avaliaram um total de 45 papagaios
"Ao todo , a equipa da Universidade de Medicina Veterinária de Viena , na Áustria, analisou amostras genéticas de 45 papagaios , dos quais 21 eram fémeas  e 24 machos  com idades compreendidas entre 1 e 45 anos .
A recolha das  amostrase o estudo comparativo decorreram entre 2001 e 2013. Todos os papagaios  do estudo foram criados em cativeiro e , de acordo com os autores , só foram analisados animais cuja idade era conhecida . Esse dado era fundamental , já que a erosão dos telómeros é um processo relacionado com o envelhecimento, o que implicava que a comparação tivesse de ser feita entre papagaios da mesma idade . (Esta espécie vive , em média , 49 anos em cativeiro )
Ora , ao comparar a dimensão dos respectivos telómeros , os investigadores verificaram que aquelas estruturas eram sempre mais curtas nas aves que viviam solitárias.
Agora, sabe-se que o stress e a solidão aceleram o processo de envelhecimento"

Conclusão que se pode desde já tirar?
Meus amigos /as
Fujam dessa maldita  solidão.
Arranjem motivos de interesse para vossa ocupação.
Não fiquem em casa
Bla
Bla
Bla.
Criem novas amizades. Cultivem as velhas. Caminhem. Conversem com amigos e desconhecidos. Vistam-se bem. Perfumem-se.Mudem de penteado.... Lembram-se daquela vossa amiga que aos 80 anos  para afugentar a tristeza colocou pestanas postiças ?
Não.
Não é loucura
Não tenham receio de parecer tontos
- O que é a vida ?
Isso mesmo
Um vendaval de loucuras !.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que os cientistas andam atrasados, pois já tinha pensado que podia ocorrer essa situação? O que eu fiz de melhor foi seguir o conselho de um médico e amigo que me lembrou o ginásio, bem dita a hora porque então era difícil sair de casa. Embora eu tivesse pensado entes de me aposentar, não tinha lembrado do ginásio que para mim é muito bom. Linda