segunda-feira, 7 de abril de 2014

A SOLIDÃO E O MAPA GENÉTICO

Sim.
O aroma que hoje nos envolve é a Aqua da Guerlain.... .Claro que gostamos deste aroma  mas não nos transmite a alegria de viver dos nossos perfumes habituai:.
Eau du  Soir da Sisley ou Paris da Yves Saint Laurent
 Acabamos de tomar conhecimento de algo que já tínhamos intuído:
Afinal , a solidão também muda o mapa genético
" Nos últimos anos , a ciência começou a mostrar, no laboratório,  o que a Psicologia e as Ciências Sociais já diziam há muito :
Que as condições de vida afetam , muitas vezes de forma negativa e duradoura , o desenvolvimento e a saúde dos seres humanos. Em 2010 um estudo pioneiro demonstrou que crescer em situação de pobreza se repercute a nível neurobiologico  para o resto da vida  . 
Agora, uma outra investigação , esta com animais, vem dizer pela primeira vez que a solidão também tem um custo genético"
.
Como poderia ser de outro modo ?
Cada dia que passa mais nos revela até que ponto o passado domina o nosso futuro e não só a nível psicológico mas também físico. 
Quantas vezes pensamos , nas nossas conversas convosco, que não deveríamos citar tanto o nosso passado....
Mas...se ele nos domina ?
Não nos larga...para o bem e para o mal.
Felizmente a nossa infância e adolescência foram tão ricas em experiências agradáveis que , instintivamente, transmitimos aos que contactamos essa riqueza imperdível.
Agora vamos falar-vos desta última investigação :
A solidão muda o mapa genético.
Se muda !!!




1 comentário:

Anónimo disse...

Se bem percebi a solidão também pode ser genética? Então estou fora dessa, porque da família de um e outro lado ninguém era triste. Será por isso que eu tenho levado o meu só também? Agora com os dias lindos que aquecem o corpo e a alma, nasce alegria no coração. A minha pequenina varanda tem flores, chorões amarelos, lilases e laranja, cravos vermelhos e amores perfeitos pequeninos de cor roxa e que perfume deixam no ar. Fotografei mas ainda não sei passar para o computador. Linda