Europa
Segundo estudos especializados , estima-se que na Europa 50 milhões de pessoas tenham tido algum tipo de perturbação mental
Ora , dos 1,5 milhões de portugueses que sofrem de doença mental , cerca de 528 mil têm perturbação afectiva incluindo depressão.
A Ordem dos psicólogos considera os dados agora conhecidos preocupantes e alerta para a falta de resposta dos hospitais e centros de saúde.
" A prevalência da doença mental tem aumentado em Portugal . O que está feito não funciona. Estima-se que um em cinco portugueses já terá sofrido de uma doença psiquiátrica e que cerca de 50% da população tenha tido uma perturbação mental como depressão ou ansiedade".
Quinhentos mil com perturbações afectivas
528122 portugueses ( 5,9 % da População )já sofreram de uma perturbação afectiva , incluindo a depressão e 981766 ( 9,46 %) de perturbações de ansiedade . Num comunicado a Ordem dos Psicólogos alertou para que apenas 1,7% procura ajuda nos serviços públicos de saúde mental.
Como reagem estes doentes ?
Esperam que passe.
Vão-se queixando a conhecidos e amigos
Até
Até que têm forçosamente de ser tratados....quando não é já demasiado tarde para o fazer
Ora
Há que se pedir ajuda cedo pois apenas 17,5% dos casos de perturbação psiquiátrica são graves
Metade são moderados Doenças como a depressão ou doença bipolar têm maior percentagem de casos graves.
A idade mais provável para o início das perturbações é aos 21 anos. As fobias e as perturbaçõesde impuls são dectaetadas geralmente na infância e adolescência , as de humor marcam mais os 30 anos.
Tratamento
Perturbações ligeiras
Ficam por tratar 81,8% dos doentes , mas nos casos graves o País dá resposta adequada . Até melhor do que noutros países (66.1%)
O que é que nós pensamos deste facto , em si , assustador ?
- Achamos que deve ser dada ajuda urgente a quem demonstra persistentes sintomas de desconforto e amargura no seu dia a dia.
E atenção :
Há muitos médicos de clínica geral que não valorizam devidamente a situação .
Assim
Quando não se verificar rápida e conveniente resposta procurar outra opinião.
As faltas de ãmbito material não justificam todos os comportamentos.
As doenças psiquiátricas são tão dignas de atenção como todas as restantes patologias.
Esperar que passe....
Não
Pois pode tornar-se tarde........................
1 comentário:
E psiquiátricos? Nascemos predestinados? Todos os dias aumentam em Portugal os suicídios, porque será? Certezas não posso ter, mas os porquês continuarei a fazer. LINDA
Enviar um comentário