A socialista Michelle Bachelet acaba de apresentar um ambicioso programa de governo em que destaca a reforma da Constituição, herdada da época de Pinochet .
Ela é, sem dúvida, a candidata preferida na corrida à presidência do Chile. As eleições serão a 17 de Novembro .Já demonstrou o seu verdadeiro mérito pois teve a presidência do seu país de 2006 a 2010, tendo-se imposto pela sua honestidade e defesa dos direitos dos mais necessitados.
Michelle de 62 anos , conseguiu reunir para a elaboração do seu programa de governo 600 especialistas nas diferentes áreas ,o que se pode considerar extraordinário. Só alguém com a sua postura íntegra conseguiria que todas as correntes políticas do Chile - socialistas, comunistas e sociais democratas, trabalhassem juntos para o mesmo fim. .
Um exemplo que nos vem da América Latina !
A atual Constituição de 1980 tem sido muito contestada e chegou a hora de ser mudada.Têm em vista uma " revolução " total na educação pública, na linha reinvindicada pelos estudantes em manifestações desde 2011.
Nós, aqui de tão longe, vamos seguir tudo o que se vai passar nos próximos dias no Chile e fazendo as nossas reflexões, atrevemo-nos a dizer :
Todos os partidos políticos estão unidos para a construção dum futuro melhor para um país com um passado incrivelmente conturbado.
Michelle está a conseguir esse milagre e creditamos que vai ser possível realizar os seus intentos .
Será que não aparecerá alguém , neste Portugal pequenino , que consiga realizar algo semelhante ?
Quem sabe ?
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário