quarta-feira, 2 de março de 2011

ATITUDE / UMA QUESTÃO DE ATITUDE !

No programa "Prós e Contras", da última segunda-feira, foi debatido o tema do fracasso desta juventude " parva "que , embora ,carregada de diplomas, não consegue acabar com os contractos a prazo. A cantiga dos Deolinda veio despoletar a situação e  a manifestação de protesto está agendada para o dia 12. A propósito : Já alguém conseguiu ouvir a cantiga toda ? Nós, não tivemos essa sorte. Adiante. Se fosse no nosso  tempo diriamos : A PIDE NÃO DEIXA. Agora, não conseguimos perceber a razão de não a ouvirmos e grupo desapareceu no espaço......
Mas, o que pretendemos referir, é que o programa teve nível , as intervenções foram, na maioria, pertinentes e aquilo que nos ficou do que ouvimos foi, grosso modo, - a juventude de hoje em dia, está melhor preparada do que a nossa, tem mais diplomas, apesar de encontrar inúmeros obstáculospara a sua inserção social mas  isso não a deve impedir de continuar a estudar, residindo o essencial na atitude. 
Nunca tinhamos ouvido pronunciar tantas vezes a palavra atitude.
Fomos pesquisar , pois sentimos que a palavra está a sofrer uma evolução semântica e foi tão interessante o que encontrámos que vamos deter -nos no termo atitude.
(Semântica -é o estudo da linguagem humana do ponto de vista do significado das palavras e dos enunciados).
Atitude para nós, até agora, era um determinado posicionamento em determinada situação.Vimos no dicionário . Atitude - forma de procedimento.
É isso. Mas é também muito mais.
Vão ver como o termo evoluiu , tomou força e hoje ,só por si, define situações e pessoas. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não disse que a rádio e a TV, iriam silenciar os Deolinda? É que a PIDE acabou, mas, está infelizmente em muitas cabeças. Também será que não há uma censura programada, silenciosa, que limita a liberdade de cada um? A minha mãe não precisava de falar para eu saber que não podia. Linda