sábado, 4 de dezembro de 2010

VÉSPERA DE NATAL

Há muitos anos, talvez 40, vi um filme que nunca mais esquecerei. "Entre duas lágrimas " com Sir Laurence Olivier e Jennifer Jones.( Dois dos meus actores preferidos, à época )
Foi sem dúvida a sessão cinematográfica que mais me comoveu. Chorei que nem uma Maria Madalena...Lágrimas e mais lágrimas. A história era emocionante :
Determinado indivíduo casado, com filhos, uma vida bem organizada apaixona-se loucamente por uma maravilhosa mulher  e parte com ela, tudo abandonando. O romance corre mal e de degrau em degrau  ele caminha para o abismo. É agora um mendigo, um pária. Sem saber como, regressa a casa. É véspera de Natal. Neva abundantemente. Ele fica encostado aos vidros da janela olhando...
-Lá dentro uma família feliz ( a sua família ) celebra alegremente  a Consoada. 
.........................................................................
Porque recordo este filme, tantos anos depois ?
Porque acaba de se verificar, aqui , muito perto de nós, uma história parecida :
Como devem ter visto a TV, a SIC e a TVI têm andado a fazer reportagens aos "Sem abrigo " e ao modo como resistem, durante as noites geladas ,à fome e ao frio. Impressionante ! Tentei acompanhar o relato duma semana vivida por dois reporteres da TV1 mas não consegui. Demasiado impressionante! Pois, imagine-se: - há dois dias, uma família ao ver na TVI um desses programas reconheceu um familiar de quem nada sabia há muitos anos...E foi o reencontro.... Discreto, envergonhado, mas vivido. 
Nós dizemos frequentemente : pura ficção!
Mas acontece que , por vezes, a realidade ultapassa a ficção.
Acontece.
E acaba de acontecer aqui perto de nós.
NESTE NATAL!

Bom cinema !
Grandes actores!
Tempo em que se chorava no cinema...
Tanto tempo !

  

1 comentário:

Anónimo disse...

Também vi esse filme, e o que me ficou, foi ele a espreitar pela janela. Tive um desgosto tão grande que minha mãe teve que me retirar do filme e fiquei entregue a arrumadora.E neste momento estou a reviver essa sena. nunca mais me tinha lembrado de tal filme. Bons filmes feitos de realidades de hoje, cenas que se repetem, infelizmente. Mundo injusto. Linda