sábado, 8 de maio de 2010

SAÚDE MENTAL EM PORTUGAL!


É o velho Hospital Júlio de  Matos!
José Miguel Caldas de Almeida ,coordenador da Saúde Mental em Portugal , fala-nos  nos nossos problemas  neste âmbito e confessa que são muitos e graves.
Um estudo a nível nacional com base num inquérito a 3849 portugueses, apresentado em Março revelou que 22,9 % dos portugueses manifestaram no ano passado sintomas de doença mental, a mais alta da Europa!
"A reestruturação dos serviços de saúde mental é inevitável por razões éticas."Há imagens que não se apagam. Ao fim de 33 anos de carreira o coordenador nacional de Saúde Mental ainda recorda com indignação o que já viu em hospitais psiquiátricos portugueses e de todo o mundo." Faziam-se coisas horriveis. Ainda agora se fazem." Diz Caldas de Almeida.  Tudo tem que mudar. A única solução é redimensionar os cuidados e nunca ter espaços que concentrem maciçamente as pessoas. Ressalva que o modelo a seguir não é só substituir o hospital. É substitui-lo sim, mas por uma rede de cuidados respondendo a aspectos particulares das necessidades das pessoas.( vai começar o concurso para a criação de residências)
À pergunta porque é que os portugueses têm a maior prevalência de doenças mentais da Europa indicou a nostalgia, a melancolia ou o pessimismo. E também um traço fóbico muito forte. Os vulneráveis em Portugal são mais vulneráveis do que noutros paises ao sofrimento psicológico.
E a tendência é para piorar.
Piorar?
Tudo a piorar?
Onde está a esperança?

1 comentário:

Anónimo disse...

Por muito mal que outros países da europa, pelo
menos os dezassete, ainda têm de saude melhor
que as nossas.Em Espanha nos hospitais:não pagam
taxas,têm medicamentos gratuítos.Isto disse-me
uma portuguesa que vive lá,perto de 40anos.Isto
e afalta de apoio que temos leva a uma maior de
gradação mental.Nostalgia,melancolia e pessimis-
mo,é por sermos assim.É sim pela vida que temos.
Quando de algumas saídas ao estrangeiro,são os
portugueses que mais dançam e cantam,comparado
com:Italianos,Franceses e pasme-se até espanhoes
Também e´verdade que estava num grupo e não que-
perder com os estrangeiros nem a fajões.Linda