domingo, 23 de maio de 2010

" AU BONHEUR DES GRANDS-MÈRES" de Maryse Vaillant

Estou a pensar em muitas das minhas amigas a quem parece que este livro é dedicado. Digo-lhes muitas vezes:- " Aprendam a dizer Não. Leiam este livro  " Um verdadeiro tratado de paz entre gerações e que merece bem o seu título !
" Une bonne grand-mère- suffisamment bonne, comme le dirait le psychiatre britannique Donald W. Winnicott- Na paz e na guerraa d´autres occupations , d´autres soucis, d ´autres amours que  les petits -enfants ."
Fomos novas. Estudámos. Trabalhámos ( quanto a mim 9 h.por dia, quase sempre). Casámos. Tivemos filhos. Criámo-los. Na saúde e na doença.Na alegria e na tristeza. Nós e muitas como nós. Agora estamos reformadas. Reformadas, sim. Tempo para nós, para fazermos o que muito bem quisermos. Aqui há dias , a nora duma amiga minha teve coragem de  lhe dizer"- Como não tem nada que fazer pode ficar com as crianças para nós irmos descansar até ao Algarve." E pronto. Ela ficou 3 dias com 3 netos e a aturar um marido "debilitado" mentalmente. Conclusão: encontrei-a, completamente deprimida, triste, arrasada.  Saber dizer:" -Não posso. Estou reformada mas não da vida. Porque não posso? -Porque quero ir ao Ginásio, ao cabeleireiro, ao Centro Comercial, ao cinema... onde me der na minha realissima gana.".
Acreditem. Uma avó feliz torna a família feliz.
Coragem, amigas.
E  não deixem de ler" Au bonheur des grands -mères"

Sem comentários: