sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROFILAXIA

Profilaxia
Aqui está uma  palavra que nos é querida .
Muito querida !

Vamos contar-vos uma pequena história , absolutamente verdadeira .
Há 50 anos já tínhamos  como norma de conduta prevenir....evitar a possibilidade de ter certas doenças que podem ser  evitadas.
Estivemos 2 anos em África na Guerra Colonial e quando regressamos resolvemos fazer análises, ver como estava a nossa saúde pois estava na altura de termos filhos.
Marcamos uma consulta de Clínica Geral no SAMS e lá fomos.
Nesse tempo uma senhora não ía ao médico sem o seu consorte e , embora contrariado ele acompanhou-nos.( ai os ciúmes....)
- Que disparate !
  Ir ao médico sem estar doente !
Profilaxia !
O que é isso ?

Pois, meus amigos /as
Acreditem.
O médico olhou-nos.
Olhou-nos bem
E quando lhe dissemos o que pretendíamos disse :
- Acho que deve primeiro adoecer  e depois tratar-se .
Não acha ?

Bem.
Isto passou-se há 50 anos.
Ainda sabemos o nome do inteligente clínico  que assim procedeu.
Ainda recordamos a discussão pouco agradável que se seguiu......
Hoje
Felizmente hoje as pessoas já vão sabendo que a prevenção é essencial para evitar doenças desnecessárias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse médico quanto a mim, era pouco inteligente. Fui sempre atenta à saúde e nunca nenhum me deu essa resposta, felicidade dos dois, pois sem resposta ele não ficava. Costumo dizer aos meus amigos, que vou ao médico para não ficar doente. Com isto não quer dizer que seja a tontinha dos remédios, e não venham aconselhar algum que eu só tomo a conselho médico. O silício que utilizo em gel para as dores faz-me bem. Li que o nosso corpo tem ou deve ter 7mg, de silício, mas como é bebível, pedi a composição para mostrar ao médico e ele disse que por o menos havia uma composição que colidia com um medicamento que tomo. É como se costuma a dizer o seguro morreu de velho. LINDA