quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SAÚDE MENTAL ESPANHA / PORTUGAL


Ainda no El País vem um artigo de opinião  que se relaciona intimamente com o que acabamos de referir .
Vem de Espanha mas também "fala" português

CONHECIMENTO DO INFERNO 
sara Mesa 

A saúde mental em Espanha precisa de maior investimento económico e também necessita de pessoal especializado para desterrar práticas próprias de épocas passadas e superadas noutros países .

Quantas vezes , nos Reencontros , me refiro á absoluta e total urgência de se olhar com atenção para a 
SAÙDE MENTAL EM PORTUGAL ?
"
"" CONHECIMENTO DO INFERNO  é uma novela de 1980 do escritor António Lobo Antunes , que abandonou a Psiquiatria em protesto pelas práticas abusivas e desumanas que existiam na altura .
Em Espanha , a última Estratégia Nacional de Saúde Mental  foi posta em marcha no período de 2009 - 2013 e desde então está paralisada a a aprovação de uma nova lei ......

Lá como cá !
Quando me perguntam, ironicamente se as notícias que eu comento foram tiradas do Correio da Manhã Sabem o que respondo ?

SÓ ELE AS DÁ.

Porquê ?

Diariamente :

Filhos a bater ( e matar os pais )
Pessoas diariamente atropeladas nas passadeiras ....
Crianças violadas pelos padrastos e pelos próprios pais ...
Roubos a que se chama subornos .....

Enfim 
Um Portugal feio que não nos é revelado e se o queremos conhecer lá temos de procurar o Correio da Manhã.

Aqui há tempo caí na rua  , aqui muito perto da Namur .
Deixei cair a mochila e oLa Rázon e O Correio da Manhã.
Um indivíduo que ía a passar amavelmente ajudou-me a levantar ...
-Obrigada !
 muito obrigada !
Disse eu reconhecida .

Resposta :
-A Senhora sabe porque caiu ?

Olhei-o espantada :
- Tropecei ....acho eu ...



-Nada disso !
Caiu porque lê o Correio da Manhã...
-Se me espantei ?

-Não ,porque durante muitos anos era jornal totalmente proibido cá em casa .
O meu marido chamava-lhe Pasquim o mesmo nome com que denominava O SOL .
Pasquim ?
Sinceramente não sei bem o significado da palavra ......

Sem comentários: