Era uma mulher que amava a música e a vida , tento que viveu até aos 110 anos .
- Esta pianista nascida em Praga teve uma vida fácil ?
Não. De modo nenhum.
Esteve num campo de concentração nazi , em Terezin , durante a segunda Guerra Mundial e tem uma história de vida que nos obriga a pensar.
Alice Hertz -Sommer , judia oriunda de Praga , passou 2 anos durante a Segunda Guerra Mundial no campo de Concentração de Terezin , na actual República Checa , onde tocava piano , distraindo os seus colegas de prisão.
Em 1943 , os nazis levaram-na assim como ao seu filho Raphael para Terezin , onde milhares de pessoas perderam a vida . Nem o seu marido, Leopold , nem a sua mãe foram libertados em 1945 , quando o Exército Vermelhp soviético libertou os prisioneiros do campo de Concentração. Cerca de 140 mil judeus foram deportados para o campo de Terezin , dos quais 33. 430 morreram...
Alice Hrtz - Sommer foi então para Israel , mas acabou por escolher o Reino Unido para viver durante os últimos 30 anos.
A vida de Alice , que foi amiga de Franz Kafka , deu origem ao filme The lady in Number 6 :Music Saved my life .
Alice Hertz - Sommer morreu tranquilamente acompanhada pela família disse o neto .Ariel Sommet
A curta metragem , de 38 minutos , na qual a heroína conta a sua vida e afirma a importância da música e do riso para uma vida feliz , acaba de ser nomeada para o Óscar de Melhor Documentário , tendo a equipa que realizou o trabalho revelado que os ensinamentos aprendidos durante a rodagem do filme foi uma experiência que modificou as suas vidas.
Que se pode dizer acerca desta notícia ?
- Que vidas como a de Alice Hertz -Sommer ( 1903 -2014) não podem ser esquecidas.
E ..cá estamos nós para as recordar.
- Uma gargalhada é possível após uma vida de martírio ?
- Alice, lá onde está, diz-nos que no meio da dor há sempre a possibilidade de rir.
Até com uma gargalhada ...
Que grande mulher !
Sem comentários:
Enviar um comentário