A partir de hoje , na Casa das Histórias em Cascais , poderá ser vista a exposição de Paula Rego , Humor /Mood. Tem curadoria de Ana Ruivo e é a segunda parte de uma história que começa com a exposição " O corpo tem muitos cotovelos " . Objectivo : mostrar como o corpo dá a conhecer as suas expressões mais profundas.
O fio condutor nas diferentes obras é a manifestação de humores , estados emocionais , afectos "tão presentes na obra da artista" como se pode ver na Casa das Histórias.Paula Rego diz :
" Uso a figuração porque é a única forma de transmitir um estado de alma (put mood across ) através de figuras , porque gosto de desenhar pessoas, interesso-me muito por pessoas, gosto de pessoas acima de tudo . É curiosa a sua crueldade e todas essas coisas fascinantes , as pessoas ".
Fomos tentar conhecer a biografia de Paula Rego, uma referência mundial ao nível da Arte.
Verificámos que a sua idade se aproxima da nossa e, como ela, as pessoas fascinam-nos. Gostamos de gostar das pessoas, de comunicar com elas, de lhes transmitir as nossas experiências,o nosso modo de estar no mundo. Como a pintora , igualmente , achamos que " o corpo tem muitos cotovelos. Pois tem. Mas, pensamos que a mente também os tem e que , quando doem , a sua dor custa mais a suportar.
Uma exposição para ver. Tentar compreender e pensar que há muitas maneiras de ver as pessoas.
Qual o adjectivo adequado para classificar o modo como Paula Rego olha as pessoas ?
Como é o seu universo ?
Se abstrairmos o facto de Paula ser pintora como é , na realidade , a visão que ela tem do mundo?
Estamos perante uma mulher feliz que olha em redor com complacência, compreende, ama e desculpa ou alguém que julga impiedosamente o seu semelhante , pondo a nu as suas mazelas e fraquezas ?
Vão ver a exposição e tentem compreender o que Paula nos pretende transmitir com a sua arte.
Difícil?
Sem dúvida.
Mas merece a nossa maior atenção e respeito.
3 comentários:
Gosto da pintura de Paula Rego, porque penso que sou capaz de interpretar o que ela quer transmitir. Penso que é um pouco cruel para com as suas mulheres, a beleza não entra nas suas figuras, são sofridas. Mas não será assim o sentimento e vida das mulheres ao longo da história? Penso que Paula Rego não é feliz também, embora sorria. Linda
para quem gosta de Paula Rego, uma sugestão...
www.facebook.com/paulafigueiroarego
cmpts :)
que texto tão bonito...
Enviar um comentário