terça-feira, 27 de março de 2012

DIA MUNDIAL DO TEATRO

É verdade.
Hoje é O Dia Mundial Do Teatro.
Sempre foi um dos nossos maiores interesses e cá estamos a chamar a vossa atenção para esta data
No nosso país , haverá teatros de portas abertas com espectáculos e outras iniciativas , sessões especiais com entrada gratuita ou a preços reduzidos.
O Teatro Nacional D.Maria II , em Lisboa e o Teatro Nacional S.João , no Porto , são dos que têm sessões gratuitas.
Numa altura em que o sector cultural enfrenta dificuldades , com o Secretário de Estado da Cultura a dizer ( e com a mais absoluta verdade )que não tem condições para abrir concursos para apoios pontuais e anuais , os grupos usam a sua criatividade.
Nós , pertencemos a uma geração para quem uma ida ao teatro,( ao verdadeiro e bom teatro , a que dificilmente tínhamos possibilidade de assistir, ) era uma festa , atrevemo-nos a vos dizer :
Aproveitam , corram e comunguem com os nossos artistas a dádiva de terem possibilidade de gozar em liberdade um espectáculo de bom teatro.
Aqui fica a recordação duma tarde inesquecível em que assistimos a uma peça de teatro que está guardada a sete chaves no cofre das nossas memórias.
Morte e Vida Severina , do poeta pernambucano e embaixador brasileiro , João Cabral de Melo Neto.
Esta peça , que inaugurou o Teatro da Universidade Católica  de São Paulo , o Tuca , teve a sua estreia no dia 11 de Setembro de 1965. O público vibrou. A crítica , idem.
Em Portugal foi um estrondo .
Quem viveu esses dias não vai esquecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então a minha amiga Constança fez gazeta ao Pilates. Senti a sua falta e amanhã sou eu que não posso ir à aula de yoga com muita pena minha. Ter os netos connosco é ótimo, brincadeiras, transferência de informação, sim porque eles conseguem surpreender-nos. Não tenho os meus comigo porque a mãe também está de férias e para a semana estão com o pai. Assim, eu também fico de férias.... Um abraço e até para a semana . Gigi