sexta-feira, 26 de novembro de 2010

JORGE SEMPRUN e .....................

 
A minha geração foi terrivelmente marcada pela Segunda Guerra Mundial. Como era possível existir tanta crueldade , tanta maldade? Como era possível um povo chegar a tais limites de malvadez ? Interrogava-me então e interrogo-me hoje. Ainda agora digo : -eles sabiam. Eles não ignoravam o que se passava...E nada diziam. Pactuavam. Pactuavam, sim senhor.
Visitei todas as capitais da Europa. Penso que todas. Berlim, não. Na Áustria senti-me sempre mal. As recordações que guardo de Viena são tristes. Não gosto de ouvir falar alemão. Detesto. Aflige-me. Associo sempre aquele som metálico aos názis. Céus ! Como detesto a ideologia nazi !
Como se pode esquecer o holocausto?
Os anos de 1939 - 1945 estão e ficarão . E aparecem inesperadamente.
Digo isto porque nos últimos dias , por mais estranho que pareça, ao ouvir Angela Merkel recordo os discursos nazis.  Sei que é estúpido. Conheço a trajectória de vida da mulher que comanda os destinos da Alemanha mas dei comigo a reler Jorge Semprun , a recordar o que passava nos campos de concentração, a reviver o que senti quando os visitei e sinto uma angústia extramamente desagradável  a insinuar-se em mim e a dizer-me imperceptivelmente : - não confies neles. Eles acham-se superiores e , qualquer dia voltam a querer dominar a Europa. O Mundo!
QUEM FAZ UMA VEZ / VOLTA A FAZER !
Será que estou a atravessar um período difícil de insegurança ?
Talvez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não gosto dos alemães como um todo, e não conheço nenhum individualmente. Agora o que penso deles e da guerra é o pior.Eles pensam que são superiores a outros povos e eu acho isso de uma estupidez de todo o tamanho. Eu gosto de organizaçaõ, e isso eu admiro. Mas superiores não e não. Depois aquela do apuramento das raças, acho uma coisa de loucos. E o que me dizem eles aos cientistas que dizem que a vida humana nascem em África? Que diria se fosse vivo esse homem macabro ? Claro matava os cientistas. Quando eu não escrevo o nome dele é de propósito, porque há nomes que eu me recuso a prenunciar. Cuidado, que a estupidez e o animalismo anda aí à solta. Linda