terça-feira, 29 de dezembro de 2015

NA NOSSA INFÂNCIA....

Na nossa infância, íamos passar as férias a casa dos nossos avós . no campo. Ora , como proprietários rurais que eram tinham hortas que não dispensavam água.
Mas , tornava-se difícil encontrá-la e era habitual chamarem os vedores (homens que vinham com as suas varinhas mágicas , esperar que estas indicassem onde era indicado abrir os poços )



Era fantástico !
Parecia milagre !
Eles caminhavam levando a frente as suas varas. De repente elas indicavam onde era indicado  fazer os furos.
Não.
Não esquecemos essas tardes fabulosas que considerávamos mágicas.
Quantas são as nossas  hortas onde esse acontecimento se verificou ?
Mais de uma dezena , pois o nosso avô não dispensava este precioso auxílio.

Mais tarde 
Vimos imagens históricas que nos revelaram a antiguidade desta prática




VAMOS COMEÇAR POR VOS FALAR 
DA `
PERCEPÇÃO (que é uma matéria  que se estuda em Psicologia e nos revelará que essa qualidade

é que permitia aos vedores indicar onde havia água )

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu ai para o Douro passar principalmente as férias escolares e lembro-me dessa prática e quando o senhor dizia que havia água, eu com um machadinha procurar a água, pensava que estava logo ali. É engraçado como nestas conversas me vou lembrando de boas recordações da minha infância. Uma mesa cheia de filhos (8) eu e os adultos. Uma casa cheia de barulho até que meu tio com uma voz de comando dizia: acabou a gritaria, e saia-mos em fila para o campo para brincar. Parece que foi ontem, e vão tantos anos. Linda