segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

NA LOJA DOS CHINESES .......


Há na nossa rua , como não podia deixar de ser, uma loja dos Chineses.
Uma ida lá , era a felicidade dos nossos netos , quando eram pequenos,. A avó dava a cada um 5 euros para eles comprarem o que desejassem. As suas saídas sozinhos começaram por essas idas que lhes davam a independência ambicionada.
Agora
Acreditamos que a única pessoa da família que continua a frequentá-la é esta avó que se diverte em todo o lado

Um filho pediu-nos uma tesoura pequenina das que se dobra para levar nas viagens.
Onde a encontrar ??
Nos chineses , pois claro

Mas, ha lá algo que também contribui para o prazer das nossas visitas.
Alguém que já lá está há uns 7 ou 8 anos e que a todos encanta.
É a linda empregada - a Catarina.
Sempre amável e atenciosa , costumamos dizer que é a verdadeira alma da casa.

Ora
Aqui há tempo ( mais de um ano ) esta nossa amiga sofreu uma grave a depressão. E , como a simpatia é mutua procurou em nós auxílio.
Fizemos o que nos foi possível. Ela esteve de baixa durante algum tempo mas retomou há meses o trabalho , sorridente e prestável como sempre.

Hoje
Após os desejos de Boas Festas veio a habitual pergunta :
-Está tudo a correr bem ? A aparência é maravilhosa ! Acho-a mais bonita que antigamente . Namorado novo?

- Não.
  O namorado é o mesmo mas já há dois meses que comecei com a psicoterapia que me aconselhou e sinto-me muito melhor .
Agora só tomo sertralina   uma vez por dia e as conversas com a psicóloga têm-me feito um bem incrível .
- Conseguiu ?
  Quanto tempo duram as sessões ?
- Mais ou menos uma hora. De 15 em 15 dias !
  Não sei como agradecer a ajuda que me deu .

Para terminar apenas perguntamos .
- E , quanto paga ?
- Nada .
  Vou lá. Sento-me em frente da Drª  e falo
  Falo !
  Alivio o medo
 Sim
Porque eu tinha medo de tudo.
Lembra-se de lhe ter falado dos meus pais ?
 Ambos com problemas mentais ...

É assim, meus amigos.
São muitas vezes as pessoas simples e modestas que nos surpreendem.
Quem nos diria que a Catarina seguia as nossas indicações e encontraria assim o seu caminho ?
Porque a verdade
É que a menina linda, calma e rosada com quem hoje conversamos nada tem a ver com a jovem desorientada e em lágrimas que nos pediu ajuda há algum tempo.
Quem nos dera que muitos que nos contactam  ( até neste blog ) fossem tão receptivos como esta nossa amiga .....
Um conselho


1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom a pequena seguir o seu conselho, nem todos o fazem. Como há dias se conversou, parece que é o diabo pedir ajuda a esse nível. Apesar de não a conhecer fico contente por a jovem estar bem. Não sei como é hoje, mas no SNS não se pagava, mas a duração da ajuda era de dois anos e ás vezes não é o suficiente. Linda