quinta-feira, 11 de junho de 2015

SOZINHO OU SOLITÁRIO ?

Acabamos de dar aula de Português á nossa neta Constança e , antes de sair, ela voltou a dizer :
- A avó não se importa de ficar sozinha ?
  Não fica triste ?
  Os pais estão sempre preocupados ....

Vamos transcrever umas frases do livro " De prazer também se vive " , que nos tem motivado para as reflexões dos últimos dias

" Sozinho ou Solitário ?
 A maioria de nós usa as palavras sozinho e solitário indiferentemente. Mas há momentos em que queremos sentar-nos sozinhos em silêncio , longe do barulhento contacto com os outros. Isto não é solidão. E  há momentos em que estamos com um grupo grande mas nos sentimos solitários entre eles ".
Connosco acontece :
Não nos sentimos sozinhos quando estamos sós e sentimos solidão quando estamos com pessoas  , que embora sejam nossas amigas, vivem num outro universo. Poucos interesses temos em comum.

E há algo que , ultimamente , temos verificado .
As pessoas de muita idade têm o seu próprio mundo. Foi nele que criaram raízes. Gostam de estar com quem pensa como elas .Lê os mesmos livros. Gosta dos mesmos filmes.Discute os mesmos temas.
Ora , afinal , o que é que nos interessa ?
A nós ?
Que estamos a caminho dos 82 anos?

Os filhos. Os netos. A viagens. O partilharmos a mesma visão do mundo.O sentirmos que a família é a nossa base  mas continuamos a olhar com visão critica para os grandes problemas do nosso tempo.

Aqui há dias, falando com o Carlos ( o nosso filho mais velho ) ,confessamos :
- Como é bom estar convosco.!Sentir que esta é a nossa praia. Que conhecemos o mundo e temos mundo em nós.Que conversamos. Falamos. Não paramos de falar...
Porque
A verdade
É que , grande parte das pessoas com quem estamos, não têm mundo. Limitam-se a viver neste Portugal pequenino , discutindo sempre os mesmos assuntos, abordando os mesmos temas,empurrando-nos para outra dimensão onde se pensa e vive no século XXI.


Digam-me só :
- Quem aguenta ligar a TV e ouvir em todos os canais as mesmas criticas ao discurso do Presidente da Republica no passado dia 10 ?

Sinceramente ,
Nós já não conseguimos ouvir estes comentadores que dizem todos a mesma coisa . Já sabíamos o que diriam antes do discurso feito.

Sem comentários: