sexta-feira, 19 de junho de 2015

CONVERSAR FAZ BEM E PODE SER UMA LIBERTAÇÃO

Estar com os outros.
Conversar.

Segredos guardados....
Confissões.

Nós
Cada vez conversamos menos . Limitamo-nos a falar ... não conversar a sério.
Porquê ?
Porque não se proporciona. Não temos garantia que a nossa conversa desperte interesse ... porque não há tempo e talvez nem haja com quem falar....

Talvez porque desde que temos o blog , deixamos aqui os nossos pensamentos e a nossa catarse está feita.

Acabamos de ler
O psicólogo James Pennebaker disse aos seus estudantes :

" - Quero que escrevam continuamente sobre as experiências mais traumáticas da vossa vida  referindo os vossos sentimentos mais profundos "

Os alunos fizeram o diário durante 4 dias .Um deles contou que há muitos anos o padrasto lhe tinha batido . Tentara suicidar-se com a espingarda do padrasto mas foi apanhado e o homem troçou da sua tentativa falhada. Não mais esqueceu a sua humilhação.
Outro estudante , num ataque de raiva acusara o pai de infidelidade conjugal á frente da mãe , o que precipitou o divórcio e criou nele um permanente complexo de culpa .
Enfim
Os estudantes que revelaram os seus traumas , nos seis meses seguintes queixaram-se menos de doenças , tomaram menos medicamentos e foi confirmado o reforço do seu sistema imunitário.
Mais
Trinta e três sobreviventes do Holocausto  foram entrevistados em vídeo sobre as suas experiências durante a Segunda Guerra Mundial  tendo sido mantidos em observação , a fim de ser medido o seu ritmo cardíaco e as reações cutâneas.
Os que descreveram mais livremente os seus traumas  tiveram menos problemas de saúde .
Contar tanto os  factos traumatizantes como as emoções faz bem á saúde.
Não guardar.
" As nossas histórias interiores devem ser escritas, faladas , minimizando os aspectos negativos e realçando os elementos positivos "
Infelizmente
Cada vez se fala menos. Se revela menos das nossas experiências. Das tais que estão mas não deviam estar. Das que nos impedem de gozar a vida e ser felizes.
Vamos passar a conversar mais com os nossos amigos ?
Uma terapia ?
A verdade é que temos saudades do tempo em que diziamos segredos às nossas amigas....

Sem comentários: