quarta-feira, 27 de maio de 2015

DES FLEURS POUR ALGERNON . A CIÊNCIA EM MOVIMENTO


A peça Des fleurs pour Argernon , apresenta-se actualmente em Paris com um grande sucesso.Adaptada do livro de Daniel Keyes  conta a extraordinária aventura de um jovem pobre de espírito que após ter realizado uma operação ao cérebro para desmultiplicar as suas capacidades cognitivas .verifica que assim como chegou o êxito  cerebral assim se foi passado pouco tempo.

Des fleurs pour Algernon estão a ser sucesso em França porque o tema reveste extrema actualidade.
Hoje, Le Monde apresenta um artigo espantoso que parece inspirado na peça
Ratos adultos encontraram uma plasticidade cerebral juvenil e uma visão normal , após terem sofrido uma transplantação neuronal.



Qual o interesse fabuloso do tema ?
"Período critico "
O debate tem como ponto de partida o saber-se que o cérebro juvenil tem plasticidade : capacidade de reorganisar as redes de neurónios , essencial à aprendizagem e à memória . Mas, assim como os músculos perdem a sua elasticidade quando envelhecem , o cérebro perde com o tempo a sua plasticidade .
Sabe-se , contudo , que existe  um período critico para o desenvolvimento do sistema visual Se se fechar um olho ao rato antes da idade de 20 dias , ou depois da idade de 40 dias, o sistema visual desenvolve-se normalmente .
Esta experiência vem demonstrar  que existem períodos críticos para todas as capacidades mentais , desde a audição ,á visão e à linguagem .
E o mais espectacular é que nos ratos adultos , a maturação dos neurónios reencontra a sua plasticidade .
O artigo é extenso e reveste grande importância pois estas experiências abrem possibilidades até agora desconhecidas .
Espera-se que conduzirão ao tratamento de doenças psiquiátricas  e outras lesões cerebrais , restaurando a plasticidade juvenil nos cérebros adultos.

Nós
Adoramos ter tomado conhecimento destes avanços científicos  no campo do cérebro pois , verificamos que raras são as famílias que não são afectadas por este tipo de padecimento.
Plasticidade / regeneração
Palavras mágicas que trazem  novas esperanças.
Temos justamente , duas amigas que estão prestes a perder os seus maridos vítimas de doença degenerativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem vinda a ciência ao reino da perturbação. Linda