sexta-feira, 29 de maio de 2015

" DE PRAZER TAMBÉM SE VIVE "

Vamos continuar a conversar acerca deste tema  tão importante :
Viver com  prazer
Saber viver
Hoje, vimos uma revista chamada Filosofia ( semelhante á Psychologies ) que nós tanto gostamos  e que , na capa ,tinha em letras grandes :
Todas as doenças partem da cabeça 
Não a comprámos mas ficamos a pensar nestas palavras . Aliás, amanhã , tencionamos folheá-la a ver se tem interesse pois este é um tema que nos apaixona.
Como estamos sempre a dizer a nossa idade  é avançada, e se há algo que aprendemos é , justamente :
- Viver com tristeza, sem motivação, detestando tudo o que nos rodeia chama o sofrimento, a doença, a morte.

Não é impunemente que doenças  incuráveis surgem quando o organismo se encontra debilitado após um desgosto ou algo que acarretou grande tristeza.
Não vamos enumerar os casos que conhecemos , pois são muitos, em que a morte chegou porque era esperada inconscientemente.
Há pessoas cujo temperamento angustiado não têm condições físicas / psicológicas para combater o mal que chega quando menos se espera.
O caso do nosso marido que faleceu há poucos meses é um exemplo paradigmático do que acabamos de referir.
Andava depressivo. Angustiado. Sem interesse para nada ..... A bactéria entrou e foi bem recebida. O organismo não conseguiu combatê-la, a meningite / encefalite instalou-se e acabou por sucumbir. Acabara de fazer 78 anos , todos o achavam bem mas nós sabíamos que não estava.


Este acontecimento trágico não nos espantou pois de há muito vínhamos seguindo a evolução da doença não diagnosticada que o minava e acabou por vencer.
Falámos com médicos. Alertamos todos os que tinham possibilidades de o ajudar mas apenas ouvíamos :
- Doente ?
  Que ideia ! Está óptimo !
Mas nós sabíamos que a doença degenerativa estava a miná-lo como minou.
A verdade é que  o prazer estava ausente da sua vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já há longos anos disse a um médico que a gripe que tinha era de origem nervosa, resposta: ó minha amiga que ideia? Fiquei com a minha certeza, mas ele é que tinha estudado. Hoje sabe~se que com inquietação perde~se as defesas e frágeis as defesas, aparecem doenças. Certamente ele não lia nem Freud, nem Pavlov que náo estudos só cães. Ontem estava sem sentido, mas melhorei depois de descobrir a causa a serotonina harmonizou. Linda