domingo, 29 de junho de 2014

AVÓS PORTUGUESES

Em Portugal , em cada 7 avós 1 toma conta dos netos todos os dias , ao contrário da Holanda, Dinamarca  e da Suécia , onde apenas 2% o fazem.
Estamos entre os países latinos com maior proporção de cuidados diários mas que, ao mesmo tempo , tem menos contactos ocasionais com os mais novos . Apenas 40% dos avós do Sul da Europa estão com os netos sem os pais , percentagem que no Norte varia entre 50% e 60% , mas aqueles que o fazem estão disponíveis mais horas .

-Se fomos uma avó a 100%?
- Sabemos que não .

Tínhamos acabado de nos reformar quando eles ( os nossos  netos nasceram ) e estávamos a programar a nossanova .
Pensamos que fizemos bem em estabelecer o padrão de vida que actualmente  temos   e eles  sabem que podem contar a 100% com a sua avó.


 Há tempo e tempo.
Tempo para organizar a vida.
Tempo para a desfrutar com alegria e amor.
Agora , eles correm para a avó e sabem que ela estará sempre com eles.
O que ultimamente temos verificado é que o papel dos avós está a tornar-se de dia para dia mais relevante na família. Não só cá..Também . por esse mundo fora
Mas
Se o papel dos pais é fundamental na organização equilibrada da família o dos avós não  o é menos.

Dedicados
Amigos

Mas

Fortes e determinados no seu exemplo
Referências incontornáveis.

 SEMPRE
Os pais, muitas vezes estão a viver situações que necessitam de toda a sua força para ultrapassar. Cabe aos avós preencher a lacuna existente e assumir em pleno o seu papel de orientadores da família .
Nós assim o fazemos e consideramos essa uma missão gratificante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso falar do que não conheço. Mas tenho uma opinião sobre o assunto que é: Os avós quando estão com os netos mesmo que seja pouco tempo o devem fazer a 100%, mas não devem ser escravos, viver os anos que lhes resta com sossego, em paz. Neste momento quantos por questões economicas então sobrecarregados? Isso não é justo. Linda