domingo, 15 de agosto de 2010

TIAGO ALVES E O SEU BLOGUE "IPPON FOR LIFE"



Em  20 de Julho, uma terça-feira, faleceu o judoca Tiago Alves, vitima de cancro ,no estômago.
Em Abril, já bastante doente, arrecadou a medalha de bronze na Taça da Europa de Esperanças , na Estónia.
Portugal teve dificuldade em perceber as circunstâncias desta morte brutal , rodeada de peripécias de difícil compreensão: Stress, angústia, problemas psicossomáticos disfarçaram bem a mortal doença. Uma evolução até ao fim , absolutamente inconcebível.
Depois de muitas e terríveis peripécias, Tiago um dia teve, finalmente conhecimento do mal que o afligia: Cancro no estômago.Como era possível? Ele com um cancro? Não dava para acreditar. Não dava mesmo. E, foi então, que ele criou o seu blogue "IPPON FOR LIFE", no qual passou a relatar a sua batalha diária contra a doença.
A 11 de Julho , o judoca informava que tinha sido operado ao estômago pelo cirurgião Nuno Abecassis ( com quem tirou uma fotografia que está no blogue ), mas que a operação não foi bem sucedida , uma vez que o cancro já estava metastizado.
A última entrada no blogue data de 14 de Julho e suscitou mais de 180 comentários de pêsames à família.
Esta refere que a participação de Tiago no blogue foi o meio que ele encontrou para enfrentar a morte.
Tinha 18 anos!
 O blogue pode ter diferentes finalidades, como sabemos.
 A principal é, como se pode verificar, a de comunicar.
Ana Gomes dá-nos a conhecer as suas opiniões sobre o mundo que ela tão bem conhece ( hoje, por exemplo fiquei a saber , visitando-a, muitos aspectos da Colômbia que desconhecia).
Tiago Alves , relata-nos a esperança que nunca o largou de vencer o cancro  e encontrou nos seus posts forças para continuar  a sua luta.
São inúmeros, milhares, os que utilizam este meio para se ajudarem a si próprios. (E, quem sabe? Também aos outros... Porque não?)
E ele funciona. Funciona mesmo. Enquanto o elaboramos estamos a libertar-nos da "poluição" que suportamos. E , às vezes , ela é pesada...
CATARSE?
PORQUE NÃO?




1 comentário:

Anónimo disse...

Agora é que tomei conhecimento da morte de Tiago Alves. Como sempre, quando é outro tipo de desporto que não o futebol, as noticias são escassas. Que maldade, 18 anos uma doença de meia idade. Estou chocada. Linda