terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUE SE PASSA COM AS ABELHAS?

As abelhas estão a desaparecer e ninguém sabe porquê.
A comunidade científica internacional continua a estudar o fenómeno mas não sabe explicar o que se está a passar .Em Arouca, os apicultores estão apreensivos com o abandono inexplicável das colmeias.
Alberto Aguiar há mais de 20 anos apicultor, mostra as suas 30 colmeias e diz:"-Está praticamente tudo morto. Devo ter 2 ou 3 colónias vivas. Cheguei a ter 170 colmeias! "
Todos os anos morrem abelhas. Mas este ano a mortandade tem sido anormal. Mas este é um fenómeno global. Nos Estados Unidos a situação é preocupante , pelas repercussões humanas e ambientais que representa
Chama-se Síndroma do Colapso das Colónias e está a concentrar estudos a nível mundial, mas até agora sem resultados.
Mas a ameaça existe e o desaparecimento das abelhas significa sérias repercurssões no funcionamento dos ecossistemas terrestres
e na própria diversidade genética de várias espécies vegetais . 80%
das espécies vegetais dependem da polinização de insectos, sendo uma realidade que não pode ser ignorada. Em Espanha fala-se numa doença. Em França associa-se este desaparecimento aos pesticidas usados na agricultura.Na Alemanha a admiração é enorme .
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal  (FNAP), já aderiu a um grupo mundial que está a analisar o caso  e considera que a situação não é preocupante , mas que poderá sê-lo " a curto prazo".
Que se passa com as abelhas?
Porque morrem ou desaparecem?
Qual o mistério?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu na minha santa ignorância, acho que é derivado á poluição e pesticidas. Já analisaram as abelhas? Agora lembrei-me dos OGMs, que protegem das pragas, se não há pragas, não será preciso pássaros, estes tendem a desaparecer, depois vão desaparecendo outras espécies. Além de ainda não se saber a longo prazo o que fará ao ser humano. Eu amo a ciência, mas, nem sempre os cientistas. Eu não quero ser alarmista, mas o mundo me parece está a desabar. Linda