domingo, 3 de fevereiro de 2019

MEDIDAS " PROGRESSISTAS "DO ESTADO NOVO


Á primeira vista vais pensar o que levou a memória da avó a fixar essas duas situação quando deve ter havido outras mais relevantes .

Porém ,acabarás por perceber que estas denunciam toda uma mentalidade que dominou durante décadas e que, sob a aparência de progresso e bondade, escondem cinismo, retrocesso e hipocrisia .


Acabei de ver que a lei data é de 1928 mas é falso 
Ou
Não era levada a sério .
Recordo muito bem que era normal as crianças e até adultos não usarem sapatos durante a minha infância 
.

Recordo perfeitamente as palavras do meu pai quando a proibição surgiu 

 Quem andasse descalço seria multado :

"É fogo de vista !
Apenas para inglês ver .
Era melhor que acabassem com a miséria do povo "

Eu deveria ter seis ou sete anos quando a proibição se tornou real .



Meninos e meninas da minha idade descalços ?

Era algo que me impressionava incrivelmente 
.
E recordo que havia dezenas nessa situação ....

UNS COM TANTO...
OUTROS SEM NADA 

SEM SAPATOS !
MENINAS COMO EU !

VEXAME
INJUSTIÇA
 CRIME 

NÂO ESQUECI PORQUE SENTIA VERGONHA DE VER CRIANÇAS COMO EU( QUE TINHA TUDO ) EXIBINDO UMA POBREZA IMORAL 
.
USAR SAPATOS SIGNIFICOU PROGRESSO ?

CINISMO !
FALSA APARÊNCIA !

POLÌTICA  QUE FICOU CONHECIDA COMO 
FASCISTA 

Sem comentários: