quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O PEPINHO !


O meu pai chegou a casa ,impressionado .

- A desgraça continua !
  Acabo de assistir a uma verdadeira tragédia.

  Estava na estação do caminho de ferro e reparei numa senhora com um rapazinho .Vi que ela     chorava .
  O que seria ?
  Percebi que eram espanhóis e aproximei-me .
  Estavam sentados num banco com uma mala ao pé .

  A GUERRA ACABOU !
  PORQUE TERÃO VINDO ?

Estavam a fugir da morte .
Temiam vingança pois o marido era um militar franquista .
Nada tinham

Não sabiam o que fazer ...

" O que fizeste ?"

Foi a pergunta imediata da minha mãe pois tinha a certeza que o meu pai alguma coisa devia ter resolvido 

"Mandei-os para a casa em cima da cavalariça . Dei ordem para o Freitas lhes mandar sempre uma refeição quente e resolvi dar trabalho ao rapaz 
SERÁ
NOSSO MOÇO DE FRETES ."

Foi assim que o Pepo entrou nas nossas vidas .

O pepo Passou a ser Pepinho .
A pouco e pouco começou a falar um português espanholado ..

EU SEMPRE O ENTENDI !

Fazia os recados 
Compras !
Ajudava em nossa casa 

Em breve ficamos amigos .

EU E O PEPINHO  GOSTAVAMOS DE CONVERSAR 

E CONVERSÁVAMOS  MUITO

Recordo que quando adoecia e ficava na cama a minha mãe mandava-o sentar à porta do meu  quarto e ele contava-me histórias que dizia ser de 

Se eu as percebia ?
Mais ou menos 
Mas adorava a companhia do Pepinho .

Conta-se que ele retribuia essa amizade pois certa vez foi-lhe pedido para ir buscar um pinheiro para o Natal e ele trouxe um enorme com raízes .

Ao lhe ser observado que era demasiado grande 
Respondeu :

TEM QUE SER !
É PRÁ MENINA !

A menina foi interna para o Colégio mas nas férias a amizade continuava .
Até que a decisão foi tomada e 
PASSAMOS A VIVER EM LISBOA :

O PEPINHO ?

Lá ficou !
Já tinha idade para se orientar .

CASEI !
Fui a Lagos e imediatamente decidi encontrar o meu  amigo .
Por onde andará o Pepinho ?

Perguntei a um chauffeur de Táxis que o mandou chamar .

Informou :

Desde a vossa partida o Pepo mudou  .
 ABANDALHOU-SE !
Anda por aí com aspeto de cão sem dono .
NÃO É O PEPINHO ..,

Chegou !
Olhou-me
Apresentei-lhe o meu marido .
Com as costas das mãos limpou a cara 
( Seria impressão minha ...)
  .... lágrimas ?

O que dizer ?

A Mãe voltara para Espanha 
Ele ficara .

" ADEUS  PEPINHO ...
Cuida-te !
ADEUS ,MEU AMIGO !

Apreciação que ouvi :

"C OMO OS TEUS PAIS PERMITIAM A TUA AMIZADE COM ESTE TIPO !
QUE MAU ASPETO !
NÃO GOSTEI NADA DELE ..."

E O PEPINHO ?

FOI A ÙLTIMA VEZ QUE O VI ...





Quando a Guernica regressou a Espanha , fomos a Madrid  para a ver e recordar o tempo da Guerra Civil e dos seus horrores.

PENSEI NO PEPO E AINDA HOJE PENSO .

O QUE SERÁ DO MEU AMIGO ?

Sem comentários: