sexta-feira, 11 de abril de 2014

AS RAZÕES DE ALEX HRIBAL

Porquê, Alex ?

- O que teria levado, Alex Hribal- um rapaz tranquilo, silencioso e tímido - a esfaquear 20 colegas ?
Em declarações à ABC Newes , Herb Nierburg , professor de Direito Criminal no Michell College , no Connecticut , afirma que quem escolhe uma faca como arma " tem uma personalidade sociopata que revela raiva profunda . Isto é o que é chamado de uma tentativa de homicídio . Alguém que usa uma faca como arma é porque está extremamente irritado e descontrolado . Isso indica que existe intenção de infligir dor , porque a faca não é tão rápida e eficaz como a arma de fogo.
Há uma probalidade elevada de doença mental num agressor que realiza esfaqueamentos multiplos 


- O que se pode pensar destes casos, infelizmente, tão frequentes ,não só nos EUA mas também cá, na nossa sociedade , aparentemente , tão cordata e pacífica ?
- Que , toda a educação é uma forma de repressão e, muitas vezes, não sendo  aceite  origina atitudes de violência extrema  absolutamente injustificados .

- Porquê , nas escolas ?
- Parece que há  um desvío da raiva contra os pais e um transbordar de agressividade sobre os que detêm o poder.
Os que educam.
Dominam.
Mandam.

Ontem á noite, vimos um filme de Bernardo Bertolucci- EU E TU- que, justamente entrava na alma destes adolescentes fragilizados na sua dependência filial que acabam por assumir atitudes de violência absurda
Bem
A verdade, é que , mesmo sabendo que estavamos perante uma obra de grande actualidade e de alta categoria ... fomos obrigados a desistir de a ver.
Mudamos de canal.
Não.
Não conseguimos  participar no calvário daqueles jovens vítimas ( vítimas ? ) dum tempo que lhes exige demais da sua capacidade de resistência.

Alex Hribal .
Um jovem perdido num mundo cruel
O mesmo tema do filme de Bernardo Bertolucci.

1 comentário:

Anónimo disse...

Falta de amor, o eterno amor tão necessário. Os pais não dão amor dão coisas para que os filhos não os macem, a sociedade estão podre. Começando por desenhos animados: tudo deturpado, transforma-se máquinas em homens e vice versa, filmes horrendos, agressivos ou então penográficos, quando não são explícitos são velados e os pais deixam ver tudo, desde que não incomodem. Depois cresce gente infeliz, e depois são avaliados psicologicamente são avaliados, mas não foram tratados. No meio destas tragédias, há porquês. Depois, ou vai preso ou vai para uma casa de saúde e depois, nem a sociedade é responsabilizada nem os pais. Eu tenho pena do miúdo, que se passará com aquela alma, quem acode ás crianças? Linda