Esta é uma rapariga de Viana no dia do seu casamento. O vestido é preto. Será com ele que ela irá para a sepultura. A saia é forrada a veludo bordado a vidrilho, com guarnições de fitas de lã. Avental de veludo com a coroa real e outros motivos bordados a vidrilho e guarnições de cetim; a casaca preta, bordada, também a vidrilho com renda nos punhos e colarinho; algibeira de veludo muito bordada; lenço branco de tule com recortes redondos; meias de algodão rendadas; chinelas pretas bordadas a branco. É um traje que reflecte a atitude da comunidade vienense, justamente orgulhosa da magnificência do seu folclore. E o ouro? Que riqueza! O peito completamente coberto! Cordões, contas de Viana, medalhas, crucifixos...!!! Alguns quilos de ouro!!
Desde quando? Viana do Castelo foi fundada em 1258 por D.Afonso III. Desde tempos remotos há referência à arte de trabalhar o ouro. As tradicionais "Arrecadas de Viana", " Os colares de contas"... vêm de longe - gregos, etruscos, fenícios... Num quadro pintado por Padilha em 1535 as mulheres de Viana ostentavam ouro como se fosse algo de quotidiano o que não se verificava no resto do país.
Mas foi no séc. 19 com a venda do vinho para Inglaterra que mais se verificou a abundancia e riqueza desta provincia representada na ostentação dos seus trajes. Sem dúvida os mais belos do nosso folclore.
Esta é uma "Mulher Enfeitada" - Magnificamente enfeitada!
1 comentário:
Belo "post"...ou não me batesse à porta! Sou tão apaixonada por Viana que consegui transmitir essa vivência até aos meus netos. Uma delas já vai no segundo fato e gostaria que fizesse a progressão, desde a lavradeira mais simples até à noiva. Para já vai no fato de domingar, azul. Espero vê-la de noiva, com o ouro de família a condizer! Gostava que as priminhas lhe seguissem o gosto! Deixo aqui uma indicação de um site interessante e fidedigno
http://folclore-online.com/trajos/regioes/minho/ouro_do_minho3.html
Enviar um comentário