segunda-feira, 2 de maio de 2016

CRIME DE GUERRA ?


Na guerra todos os crimes são medonhos .
Mas o que se passou em Outubro  em Kunduz não encontramos palavras para descrever .
Uma combinação  de erros " humanos de procedimento e equipamento " levaram a aviação dos Estados Unidos a bombardear , pensando que era um edifício talibã , um hospital de Médicos Sem fronteiras ( MSF ) no     Afeganistão
Trata-se de um Crime de Guerra   ?
O General Joseph L. Votel , responsável pelas operações no Próximo Oriente , negou no Pentágono que o bombardeamento fosse um crime de guerra porque não foi premeditado.
O tribunal Penal Internacional  descreve um crime de guerra como uma violência grave  das Convenções de Genebra que é cometido como parte de uma estratégia " em grande escala "que inclue ataques dirigidos a hospitais .
Votel reconheceu que o hospital estava na lista dos objetivos que não se podia bombardear mas alegou que o avião arrancou antes do previsto , houve uma falha de comunicação e a tripulação , segundo a investigação , confundiu o hospital com uma instalação controlada pelos talibãs a 400 metros de distância .
Pode não ter sido Crime de Guerra mas foi um crime contra doentes e médicos  que teve se ser devidamente punido.
A tripulação do avião de combate   ( 16 militares e um general ) que a 3 de Outubro bombardeou a organização humanitária foram devidamente sancionados. 12 suspensos dos seus postos e quatro castigados .


Pode não ter sido um crime de guerra .
Acreditamos que não houve premeditação .

MAS QUE SE TRATOU DE UM ERRO SEM PERDÃO QUEM TEM DUVIDAS QUE FOI ?

Sem comentários: