quinta-feira, 24 de julho de 2014

PALAVRAS DE VIRIATO SOROMENHO

Não o vamos apresentar porque todos o conhecemos  muito bem.
Gostamos de o ouvir.
De ler as suas eruditas reflexões
Apreciamos a sua indiscutível cultura.
Claro que muitas vezes não concordamos com as suas análises.
Mas hoje ...
Espanto dos espantos!!!
As suas palavras não cairam em saco roto.
Tombaram na nossa alma e aí ficaram.
Estão.
"O ESTADO JUDEU
Aqueles que na Europa , sem pestanejar , reduzem tudo num dedo acusador contra os judeus fariam melhor se olhassem ao espelho .
Todo este sofrimento começou devido à fobia homicida perante a diferença. Esse retorcido e milenar demónio da nossa alma europeia "

                                                            Bravo , meu amigo.
A partir de hoje , conta com mais uma admiradora.
Porque
Nada é simples 
Em todos os actos há uma génese.
Uma história.
É necessário compreender o passado para opinar acerca do presente.
Nem todos o fazem
As suas palavras são exemplares.
Nós
Tivemos a sorte de ter tido como mestre durante dois anos, Vitorino Magalhães Goginho que nos abriu os olhos para os problemas do mundo de hoje.
Ensinou-nos a compreender as lições da História.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que pena não o ter ouvido. Mas é como diz, o que é humano, nem sempre estar de acordo com o outro. Não vou falar do que não ouvi, mas sobre a guerra de Israel e Palestina tenho a minha própria opinião. Depois de ver o mapa da Palestina em 1945 e o que é agora, fiquei ainda mais informada. É a terra escolhida do povo de Isrrael segundo a Bíblia? Mas a Bíblia tem perto de dois mil anos e foi escrita por homens. Os judeus fugiram por perseguições e isso não concordo. Mas foi é a história dos povos. Que seria de Portugal se os Árabes reconquistassem o nosso país? Uma coisa é haver soldados contra soldados ( que eu não concordo com guerra nenhuma)outra a matar civis onde se encontram crianças sem dó nem piedade. Provem-me que esta gurra não é injusta. Provem-me que umas vezes por ataques de guerra, outras vezes conquistando terrenos a fazer os tais colonatos, não estão a encurralar a Palestina e o seu povo? Esta não cabe mo meu coração. Linda